sábado, 18 de novembro de 2017

Prémio de mérito para o tomarense José Quitério

 António Freitas 

Crítico gastronómico tomarense José Quitério  distinguido com Prémio Gazeta de Mérito

José Quitério, durante décadas crítico gastronómico do semanário Expresso, foi distinguido com o Prémio Gazeta de Mérito, instituído pelo Clube de Jornalistas. O troféu foi-lhe entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado 16 de Novembro.

José Quitério foi, durante décadas,  crítico gastronómico do semanário  Expresso. Dos primeiros e um dos poucos no país naqueles tempos. Recebeu agora, das mãos do mais alto magistrado da nação, um dos galardões mais prestigiados do jornalismo. O prémio visa enaltecer o trabalho daquele que foi, durante quase quatro décadas,  a referência na crítica gastronómica em Portugal.
José Quitério, à esquerda como sempre, Marcelo Rebelo de Sousa, antigo jornalista e director do Expresso, e Mário Zambujal, jornalista e escritor, autor do grande sucesso de vendas Crónica dos bons malandros, durante a entrega dos Prémios Gazeta, do Clube dos Jornalistas.

Estreou-se como cronista gastronómico no Expresso em 1976, com uma colaboração semanal intitulada “À mesa com José Quitério”,  que manteve durante 38 anos e foi forçado a interromper por questões de saúde na área da visão.  Foi uma referência na gastronomia portuguesa,  mostrando sempre uma ética muito própria, nomeadamente o respeito pelo anonimato, para poder ser tão imparcial quanto possível. Restaurante onde entrava para almoçar ou jantar e que  descobria quem ele era, já não tinha a respectiva crítica publicada.  Sempre pagou com verba do seu jornal  e só no fim de cada refeição, quando pedia a factura e indicava o nome a colocar nela, deixava de ser um cliente anónimo como qualquer outro.  
Há contudo uma excepção, que os tomarenses do seu tempo  conhecem bem. Foi ele quem lançou em muitas publicações o  "Chico Elias”, que nunca se cansava de elogiar, nomeadamente com a célebre expressão "ir a Tomar e subir à Céu". A Céu era a alma da antiga tasca do sogro, o Chico Elias, nas Algarvias. José Quitério tinha por ela uma estima muito particular, porque foi durante anos cozinheira na casa dos seus pais, e portanto dele próprio, por cima da Farmácia Dias Costa, ao lado da igreja de S. João. As sucessivas referências maravilhadas, nem sempre muito imparciais, contribuíram poderosamente para catapultar ao estrelato esta casa de robusta comida tomarense que ainda hoje é bem conhecida. 
Tomar pode-se orgulhar de, para além do José Quitério, ter tido na mesma área o prof. Manuel Guimarães (natural do Sabugal), um crítico gastronómico de mão cheia em diversas publicações e que em Tomar, para além da carreira como professor, foi também director da biblioteca municipal, do semanário O Templário e mais tarde do Hotel dos Templários. Tomar deve-lhe igualmente a ideia e a realização da primeira edição do Congresso da Sopa, bem como algumas publicações ainda hoje de grande interesse, como por exemplo sobre a oliveira e o azeite no concelho de Tomar. Faleceu de repente, aos 58 anos, onde mais gostava de estar -à mesa, durante uma refeição.

Texto editado por Tomar a dianteira 3

2 comentários:

  1. A Câmara Municipal de Tomar agraciou-o (e bem) na cerimónia Comemorativa do Dia de Tomar - um de Março - como já tinha acontecido com a Câmara Municipal de Coimbra.
    Um prestigiado Tomarense que tem prestigiado a sua terra, como mais uma vez aconteceu. Está de parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Tinha eu para aí uns 14 anos. Caminhava pela rua dos Moinhos em direção à Corredora às lambidelas a um delicioso gelado acabado de comprar. Eis senão quando surgem 4 gandulos desalvorados, em correria frenética, na minha direção. O último da quadrilha passou rente a mim e desferiu potente lambada na guloseima, espapaçando-a na calçada. Nunca esqueci. Nunca o esqueci. Era o Zé Quitério. Nunca o esquecerei. Tinha investido todo o dinheiro que tinha. Era malta do Café Paraíso. Há coisas que nunca se esquecem.
    Não lhe dou os parabéns.

    ResponderEliminar