quinta-feira, 21 de setembro de 2023


Obras camarárias

Imagem Rádio Hertz, com os nossos agradecimentos.

Enganar é feio e mentir é reles

 

Há pelo menos dois provérbios para designar situações de mentira evidente. De aldrabice interesseira, ou de vigarice para intrujar o próximo: "A mentira tem a perna curta", ou "Apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo". Quem lê fará o favor de escolher o que melhor convenha na situação que se passa a descrever. Com máscara, que o cheiro é pestilencial.
Em 6 de Setembro de 2023, houve um grave acidente na estrada nacional 110, em Carvalhos de Figueiredo - Tomar, que causou alguma celeuma, dado que era já o segundo atropelamento do mesmo cidadão, naquela zona. Até o presidente da Junta Urbana, que também ali reside e foi eleito numa lista PS que detém do o poder camarário e nacional, se lastimou que ninguém ligava às suas sucessivas chamadas de atenção desde há longos anos.
Naturalmente incomodada, porque visceralmente alérgica à critica, mesmo em situações normais, a srª presidente fez como no futebol tosco -desviou para canto. Mandou noticiar na Rádio Hertz este texto:

Houve naturalmente algum alívio, e até quem dissesse -"Sim senhor, finalmente a srª presidente reagiu a tempo  e a horas". Duas semanas volvidas, conclui-se que afinal era apenas um embuste. Uma aldrabice, para ficar bem na fotografia e desviar a atenção do lamentável acidente. O tal projecto camarário foi encomendado há mais de um ano e nem Deus saberá quando vai estar pronto para adjudicação da obra. Basta ler com atenção este excerto de um documento oficial da Câmara, a apresentar na proxima sessão da  AM:
"Projeto de execução para requalificação da EN 110 (desde a rotunda de S. Lourenço até à rotunda da zona industrial) - Adjudicação do projeto à empresa SIGMarq, Lda em 21/04/2022 (50 dias). Projeto Base (Fase 1) entregue em 31/05/2022. Em análise técnica. Efetuada reunião conjunta com DOM/TH/ TejoAmbiente. Foi submetido a parecer do IP-Infraestruturas de Portugal, e efetuada reunião conjunta com o IP-Infraestruturas de Portugal e a CMT no dia 27/10/2022. Obteve parecer favorável condicionado, em 03/12/2022.Aguarda conclusão do Projeto base em conformidade com o parecer do IP. Efetuada entrega do projeto base em 14/02/2023 e análise técnica transmitida em 15/02/2022. Efetuada entrega de projeto corrigido em 04/04/2023, aguarda a sua submissão na Siliamb e noutras entidades externas para posterior aprovação."
(Copiado do relatório sobre informação da srª presidente à AM, em 29/09/2023, página 10)

Além do antes exposto, convém ainda destacar que a burocracia camarária nabantina é tão competente e funciona tão bem, que até tropeça nos topónimos locais. Neste caso, não há nenhuma rotunda em S. Lourenço, como está à vista de todos. Apenas uma fonte, uma capela e algumas casas. A mencionada rotunda fica antes, ao fundo da avenida Nun'Álvares, no local desde sempre chamado  "Padrão". Por conseguinte, "Rotunda do Padrão", tal como a outra é a "Rotunda do Moinho novo", e não da zona industrial, que fica mais acima, do lado direito.
Os cérebros camarários vão se calhar retorquir que "do Moinho novo", é a outra, do lado esquerdo. Pois é, mas se estão as duas lado a lado, basta acrescentar da esquerda e da direita, para as distinguir. Ou, se preferirem, Rotunda do moinho novo-N110 e Rotunda do Moinho novo-A13 Todavia, nuns serviços que em tempos até confundiram uma rua da freguesia urbana com um caminho vicinal, é capaz de ser difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário