sexta-feira, 22 de setembro de 2023

 

Imagem Rádio Hertz, com os agradecimentos de TAD3.

2?º Congresso da sopa

A habitual mania das grandezas

https://radiohertz.pt/tomar-28a-do-congresso-da-sopa-promete-bater-recordes-aponta-se-para-cerca-de-tres-mil-participantes/

Conforme consta no link acima, "Congresso da sopa promete bater recordes. Aponta-se para cerca de três mil participantes." Isto em Maio de 2023, de acordo com os dados que a Rádio Hertz conseguiu obter na altura junto da organização do evento, os serviços de turismo da Câmara, liderados pela vereadora Filipa Fernandes.
Logo na altura, houve dúvidas perante tais números, mas apesar dos esforços nesse sentido, não foi possível obter informação mais detalhada. Os meses passaram, e percebe-se agora o estranho silêncio de então. Num documento camarário oficial, de suporte à informação a prestar pela senhora presidente à Assembleia Municipal, na página 113 - EVENTOS 13.2.3, pode ler-se que afinal compareceram apenas 1.835 congressistas, que compraram só 924 kits. Longe, muito longe portanto, dos anunciados três mil participantes. A mentira a alavancar a mania das grandezas. É só bazófia saloia.
Contudo,  quando aqui em Tomar a dianteira 3 se escreve que há eleitos que mentem, que exageram, que têm a- mania das grandezas e do sucesso inventado, os visados reagem mal. Acusam logo de má-lingua, numa linguagem inaceitável. Fica agora claro, mais uma vez, quem respeita a verdade. Podia lá ser de outra maneira! Para quem não tem vergonha, todo o mundo é seu. E a culpa é sempre dos outros. Dos raros que têm coragem para denunciar a mediocridade pretensiosa que se instalou no poder em Tomar. Com a lamentável complacência de quase toda a informação local.

ADENDA

Sobre a qualidade e rigor da organização (e da informação local?), um detalhe sem importância, mas caricato e muito tomarense. O leitor terá decerto reparado naquele "2?º Congresso da sopa" que abre a crónica, e pensado "o gajo enganou-se e confundiu o ? com um algarismo. A idade não perdoa." Se foi o seu caso, tenha a bondade de corrigir. O ponto de interrogação em vez do algarismo é intencional: Pretende marcar a dúvida entre a notícia da Hertz, que indica "28º congresso da sopa", e o relatório camarário já citado, onde se lê "29ª edição do congresso da sopa." Em que ficamos afinal, 28º ou 29ª?

ADENDA 2 às 13H21 de 23/09/2023

Tomar a dianteira 3 recebeu de João Franco, director da Rádio Hertz, um esclarecimento em tom cordial, que se agradece, acompanhado por este link:

TOMAR – Câmara aponta para cerca de 2500 pessoas que marcaram presença no recente Congresso da Sopa (c/vídeo) | Rádio Hertz (radiohertz.pt)

Perante tal documento, resta-nos pedir desculpa aos leitores e à Rádio Hertz pelo equívoco, uma vez que citámos afinal, inadvertidamente, um texto referente à edição anterior. Fica assim esclarecida a dúvida sobre o ordinal adequado. Em 2023 foi mesmo a 29ª edição do Congresso da sopa. 
Quanto à criticada mania das grandezas, que se considerou habitual, mantém-se tudo como dantes, salvo o total indicado. Em vez de três mil, a vereadora apontou desta vez para 2 mil e quinhentos. Acabaram por vir mil e novecentos, que apenas compraram 924 kits. Turismo de pelintras, uma vez que os outros mil trouxeram de casa a ferramenta de anos anteriores. Para uma Câmara que diz pretender atrair turistas de elevado poder de compra, não se pode dizer que seja brilhante. É o que temos. Obrigado João Franco!

 



Sem comentários:

Enviar um comentário