sábado, 2 de setembro de 2023

Hotel Vila Galé Fortaleza - Praia do futuro - Ceará - Brasil

Planos para Tomar 

Vila Galé é bom mas não chega 

até porque foi uma pechincha


Numa altura em que se recomeça a falar da necessidade de planos de governação para Tomar (estratégicos, já se vê), sinal de que a corrida para as eleições de 2025 está no início, tive a satisfação de ler n'O TEMPLÁRIO de 31/08/2023, página 3, uma bela peça, subscrita por Daniel Nobre, que ainda não tive ocasião de conhecer.
Num português escorreito, o que infelizmente é cada vez menos comum, o autor apresenta uma série de dados estatísticos muito pertinentes, em texto bem estruturado, visando demonstrar dois fundamentais: 1 - Que a recente reunião da AM para debater o concelho foi um fracasso; 2 - Que a situação empresarial tomarense não está bem, nem se recomenda. Embora o título publicado "Vila Galé? Tomar merece mais", não me pareça muito feliz, por poder subentender-se que o hotel mencionado não está à altura daquilo que Tomar merece, a referida opinião tem mérito e aponta na boa direcção, conquanto seja insuficientemente explícita, talvez de forma intencional.
Não sei se devido às fontes consultadas, o autor agrupa em "comércio e serviços" a indústria turística e a indústria hoteleira, assim indiciando que o desenvolvimento económico tomarense carece de indústria pesada ou tradicional. É a posição usual dos autores ortodoxos com formação marxista, que resulta algo insólita num texto assinado por alguém que creio do PSD.
Compreende-se a posição  daqueles economistas mais em consonância com os princípios do PCP ou do BE, uma vez que é na função pública e na indústria tradicional que há mais trabalhadores sindicalizados, mas não se antevê de todo o fundamento para semelhante posicionamento homólogo de filiados do PSD. A ser o caso, naturalmente.
Mas é a parte final do texto de Daniel Nobre que no meu entender merece discussão crítica: "A abertura do Vila Galé vem responder bem a uma estratégia de aposta desenfreada no turismo, que é importante e traz tração, no entanto não resolve por magia o desafio de um crescimento económico sustentado. Tomar merece mais..."
"Estratégia de aposta desenfreada no turismo" ??? Se tal coisa existiu ou existe em Tomar, devo andar muito distraído, pois nunca antes li ou ouvi falar a respeito. Mas é um excelente tópico para futuro debate sereno. Haverá ocasião? Ou será maia um fracasso, como o da AM?


Sem comentários:

Enviar um comentário