segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Fátima

Lourdes - França

Santo sepulcro em Jerusalém

Património e turismo

Fátima a Património mundial da UNESCO?


No acto de lançamento de um livro sobre a arte em Fátima, que tem como base uma tese de doutoramento, o historiador Vítor Serrão defendeu que a candidatura daquele santuário a Património da Humanidade "tem pés para andar":

O MIRANTE | Vítor Serrão defende candidatura de Fátima a Património da Humanidade

O MIRANTE | Turismo do Centro aplaude proposta de candidatura de Fátima a Património da Humanidade

Trata-se de uma hipótese tentadora, cuja candidatura constitui boa fonte de rendimento e de imagem enquanto dura. Prova disso é que o Turismo do centro já manifestou o seu apoio e a disponibilidade para participar. Mas será assim tão simples? Terá mesmo "pés para andar" e pernas para aguentar o longo caminho?
A candidatura da Festa dos tabuleiros a "Património imaterial" da UNESCO,  bem mais simples do que a sua homóloga a "Património da Humanidade", já dura há quatro anos, já custou perto de duzentos mil euros, e ainda nem sequer chegou à UNESCO para a apreciação final e eventual aprovação.
Na mesma linha de pensamento, Santarém e Marvão também tentaram, aqui há anos, avançar com uma candidatura a Património mundial da UNESCO. Cada município envolvido gastou centenas de milhares de euros, até que ambos acabaram por desistir. O que mostra que não é assim tão simples.

http://www.eugostodesantarem.pt/ultimas/curtas-e-acontecimentos/santarem-ja-nao-e-candidata-a-patrimonio-mundial#

https://radioelvas.com/2019/09/02/marvao-integra-candidatura-conjunta-a-patrimonio-mundial-pela-unesco/#

Acresce que, num relance pela lista do Património Mundial da UNESCO, Tomar a dianteira 3 encontrou três situações que devem dar que pensar a quem queira avançar com uma candidatura: A - O santuário de Nossa senhora de Lourdes, em França, mais antigo e mais famoso que Fátima fora de Portugal, não é Património da Humanidade. B - O Santo Sepulcro em Jerusalém, um dos locais mais sagrados da cristandade, também não é Património da Humanidade. 3 A Igreja na Natividade, em Belém, onde nasceu Cristo, tão pouco está classificada pela UNESCO. Cada qual concluirá como melhor entender.
Há em Portugal, em 2023, 17 bens classificados Património Mundial da UNESCO, entre os quais o Convento de Cristo, 51 bens Património Mundial em França,  50 em Espanha, 20 na Grécia e 60 em Itália.


Sem comentários:

Enviar um comentário