sábado, 15 de janeiro de 2022

 


Política local - autarquia - subsídios


Para perceber a enormidade da coisa

Segundo o EXPRESSO online, que pode ler clicando aqui:
https://expresso.pt/sociedade/apoios-do-estado-a-comunicacao-social-recuam-para-980-mil-euros-em-2021/
o governo acaba de revelar a soma global para subsidiar os órgão de informação regional e local em 2022. São 980 mil euros para todo o país, distribuídos pelas cinco CCDR, que farão a respectiva afectação.
Em comparação, a Câmara de Tomar atribuiu em 2021 subsídios às colectividades do concelho no valor global de 750 mil euros. Ou seja, enquanto o governo destina 980 mil euros para todo o país, Tomar dá 750 mil só para o concelho de Tomar. Porque é um concelho rico? Porque a economia local está em franco progresso? Porque a população está a crescer? 
Nada disso. Apenas porque havia eleições, tal como agora, e o pessoal do PS julga ter descoberto uma maneira segura de as ganhar. Que até tem resultado, tanto a nível concelhio como nacional. Vai vencer uma vez mais no final do mês? Há dúvidas, dado que já se reclama: Em tempo de pandemia o Estado continua a cortar nos apoios aos jornais regionais - O Mirante
E sobretudo porque não é a espatifar dinheiro com subsídios e obras ornamentais que vamos conseguir ultrapassar a crise local. e nacional. A situação vai mesmo agravar-se singularmente quando o governo, pressionado pela UE e pelas novas normas do BCE, ditadas pela inflação, for forçado a reduzir despesas e por conseguinte os subsídios vários e as transferências para as autarquias. 
Com cada vez menos população, não se vê onde possa a Câmara ir buscar anualmente 750 mil para as colectividades, 300 mil para a animação no Mouchão, 150 mil para os Tabuleiros, e 40% do orçamento anual só para despesas com pessoal.
Mas isso, dirão eles, é uma visão pessimista das coisas. Oxalá assim seja!

7 comentários:

  1. O dinheiro lá vai aparecendo, são subsídios para tudo e mais alguma coisa. Até há subsídios para espectáculos como o da Quinta do Bill, pago pelo fundo do património da região centro ou qualquer coisa do género, enfim algo surreal!!!! Há fundos e subsídios para tudo e mais alguma coisa, há uns para cidades pequenas, outro para as médias, outro para as grandes, é algo de impressionante!!!! Não se fazem obras em Portugal, até as básicas como as de saneamento sem recurso a fundos comunitários!!! Não sei como se faziam obras no tempo do estado novo!!!! E, até para o investimento privado há subsídios, esses hotéis que vão aparecendo por Tomar são todos subsidiados, diria a nossa presidente: "E muito bem" mas eu digo: "E muito mal!!!" , o dinheiro de algum lado tem de aparecer, a dívida vai crescendo, o BCE vai imprimindo cada vez mais dinheiro e temos inflação, a vida está muito mais cara!!! Estive a ver o debate PS/PSD, o Rio é péssimo a comunicar, não tem jeitinho nenhum para aquilo e não sei como é que os tipos do PSD vão outra vez a eleições com ele, vai ficar tudo na mesma, vamos ter mais uma legislatura sem maioria absoluta PS. Eu como residente no estrangeiro já votei...

    ResponderEliminar
  2. E reparem que já não há mecenas em Tomar. Antigamente o Sporting de Tomar era patrocinado por empresas/empresários locais e hoje é patrocinado pelo município de Tomar e pelo Politécnico!!!! Lembro-me de antigamente empresários oferecerem ambulâncias aos bombeiros de tomar e hoje tal não acontece, não há mecenas!!!

    ResponderEliminar
  3. Já agora, meu caro António Rebelo, gostaria muito de saber a sua opinião em relação á economia brasileira. Acha que uma transição de poder Bolsonaro/ Lula será benéfica? Eu pergunto porque tenho alguns investimentos em ações aí do Brasil e gostava de saber a sua opinião. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será o melhor sítio para responder a esta sua pergunta. Era bem melhor ter o seu @, mas para não complicar, aqui vai em muito condensado.
      O Brasil é uma economia gigante, que tanto funciona com o Bolsonaro, como com o Lula ou qualquer outro, por inércia. São na verdade 2 Brasis: o sul, com a maior metrópole de toda a América (S. Paulo),que elegeu Bolsonaro, e o Norte/Nordeste, que elegeu Lula uns anos antes. É provável que Bolsonaro não consiga ser reeleito. Não por ser extremista de direita, tão só porque manifestamente não tem arcaboiço intelectual para o cargo. Ouvi-lo falar desmoraliza qualquer pessoa minimamente inteligente.
      Uma vez que você tem investimentos aqui, siga o simples bom senso, tendo sempre presente que o Brasil é uma república federal, em cujos estados o governo central pouco manda, para além das leis gerais, chamadas da União. O resto é com os governadores de cada um dos 27 estados.
      Para você ter uma ideia das bizarrias que por aqui há, eis um exemplo. Quando você compra um imóvel paga o ITBI, equivalente ao nosso imposto de sisa, bem como o IPTU anual = ao IMI. Mas caso o seu imóvel esteja na costa, a menos de 40 metros da linha da maré alta, terá de pagar também o laudemium, um imposto anual por ocupação do solo da União, que no caso das praias pertence ... à Marinha do Brasil. Foi assim que a gente os ensinou.
      Dito isto, para os europeus e americanos do norte, o imobiliário aqui é relativamente barato, porque quando aqui cheguei, em 2016, um euro valia 3,40 reais. Ao câmbia de ontem já valia 6,32 reais. Em cinco anos, é muita fruta. Mas é claro que o custo de vida também tem subido um bocado. A inflação média anual é agora da ordem dos 11%.

      Eliminar
    2. Eu ando de olho nas ações de uma empresa chamada companhia brasileira de Distribuição, que detém marcas como o pão de açúcar, o extra e o compre bem. Eu já analisei a ação no Yahoo finance e os indicadores financeiros parecem-me excelentes até bons demais para serem verdade, embora apareça a indicação dos profissionais de hold (aguardar) em vez de comprar, e um dos justificativos disso tem a ver com a instabilidade política e a inflacao. A ação está muito barata, estava a pensar investir 2500 euros com perspectivas de poder vir a triplicar o valor e ainda ter um dividendo excelente superior a 10% ao ano. Parece bom demais para ser verdade, não é, mas qual é a sua opinião? Também tenho 4000 libras (convertidas em dólares) investidas na Eletrobrás.

      Eliminar
  4. A pergunta que eu gostaria de lhe fazer é se acha que se o Lula ganhar o poder se a economia melhora, se esse rácio para o dólar e o euro melhora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre as questões relacionadas com determinada empresa, prefiro não emitir opinião, por não posssuir elementos suficientes para tanto. O melhor é seguir sempre os conselhos dos profissionais respectivos. Ou a sua intuição.
      A respeito do Lula, ele está nesta altura bem posicionado (44%-22%) em relação ao Bolsonaro, mas parafraseando um verso português bem conhecido "Há mar e mar, há ir e há ganhar."
      Como lhe referi anteriormente, o Brasil é um gigante, cuja parte sul vota sempre mais à direita e o Norte Nordeste, que vota à esquerda, sendo que o sul tem mais população que o Norte Nordeste. Nesta altura há grande expectativa sobre o posicionamento do governador do Estado de S. Paulo. Se apoiar o Lula, este ganha quase de certeza. Se resolver candidatar-se também, ou apoiar outro candidato, o Moro, por exemplo, vai ser um problema dos grandes.
      Em qualquer caso, o real brasileiro continuará a baixar em relação ao dólar/euro. Só falta saber a que ritmo. Vá a invest.com.br, ou cambio oanda.br, e clique nos gráficos anuais da evolução cambial euro/real, para se certificar
      Boa sorte!

      Eliminar