sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Uma aventura turística

Se gosta de emoções fortes...


Quem vem a Fortaleza como turista, acaba por encontrar, no calçadão entre Meireles e Mucuripe, uma pequena barraca de madeira, tipo quiosque, que vende bilhetes para um passeio de barco. Custam 40 reais (10 euros) por pessoa e o percurso dura mais ou menos três horas. A viagem tem lugar entre a praia do Mucuripe e o foz do rio Ceará, que pode visualizar aqui. No mapa, Mucuripe está no ângulo superior direito e o rio Ceará logo acima de Vila Velha, na extremidade esquerda. É neste barco -o Pérola negra- ou em dois outros semelhantes, que decorre o microcruzeiro:


Comprado o bilhete e combinada a hora da partida, os passageiros enfiam os obrigatórios coletes de salvação e aguardam. Até há quem espere sentado:


Entretanto, já foram avisados que devem descalçar-se, caso não usem havaianas, aqueles chinelos em plástico com apenas duas correias.
Começa então a aventura do embarque:


Não existe qualquer pontão de embarque, ou outra estrutura de apoio. Cada um entra na água e sobe para a pequena jangada que o vai levar ao barco:




A jangada é um barco pequeno, típico daqui e usado na pesca artesanal, sem quilha, nem casco, nem bojo. Apenas uma plataforma plana de madeira, na circunstância com postes e barras metálicas para os turistas se ampararem. Deixo à sua imaginação as cenas inevitáveis quando "tá mar", como dizem os nazarenos...




Para desembarcar efectua-se a operação inversa: desce-se do barco para a jangada, faz-se o percurso de cerca de 15 metros em pé, salta-se para a água e chega-se de novo à areia da praia.
Um turista com alma de apóstolo avisou Tomar a dianteira, aquando desta reportagem fotográfica: "Já viajei uma vez. À ida é muito bonito e muito bom. No regresso NUNCA MAIS!"
Aqui fica o aviso, por se acaso, como dizem os que falam castelhano.

Sem comentários:

Enviar um comentário