quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

No melhor pano cai a nódoa

Decorre hoje no Convento de Cristo, numa sala que já foi do seminário, um seminário sobre narrativa e turismo militar. Os organizadores usam a americanice storytelling em vez de narrativa, decerto por acreditarem que é mais fino, logo mais credível.
Os intervenientes são todos de alto coturno. Do melhor que temos, até prova em contrário. La crème de la crème, como dizia o Herman José há uns anos atrás. Lendo o programa, só não se lhes tira o chapéu porque  esse tempo já lá vai, embora nem todos de tal se dêem conta. Desgraçadamente. 
Presidente da Câmara de Tomar, Directora do Convento de Cristo, (cujo mandato já terminou há meses, mas não há maneira de ser substituída), Presidente do Politécnico, Director do Museu Militar de Lisboa, Director do departamento de gestão turística do Politécnico, vereadora do turismo da autarquia tomarense, chefe da divisão de turismo da Câmara de Tomar... Tudo personalidades de primeira água, que certamente proporcionarão momentos bastante enriquecedores nas áreas restritas que pretendem abordar.
Infelizmente, numa publicação ligada aos organizadores, a página sobre o Convento de Cristo tem um curioso resumo inicial. A tal narrativa, neste caso sucinta:

Cidade: Tomar
Tipologias: Pontos de Interesse | Locais
Categorias: Museus

Descrição

"Fundado por Dom Gualdim Pais, o Convento de Cristo era a sede da Ordem Templária em Portugal. Em conjunto com o Castelo, representam o culminar da Ordem sob a direção do Grão-Mestre Gualdim Pais." 

O Convento de Cristo fundado por Gualdim Pais ?!? O ponto alto da Ordem de Cristo sob a direcção de Gualdim Paris ?!? Tenham santa paciência, mas é falso. Rotundamente falso!

É pena, porque a descrição que segue e pode ser lida aqui:

https://www.turismomilitar.pt/index.php?lang=pt&s=pois&id=48&title=Convento_de_Cristo

está muito bem feita e respeita escrupulosamente a História. Mas quê?! Com semelhante dislate logo a abrir, o pessoal só pode ficar de pé atrás. Tanto mais que, tratando-se de turismo, não se vê no programa do dito evento nenhum operacional da área. Só eleitos, funcionários e teóricos. O costume.
Caso para dizer portanto que no melhor pano cai a nódoa e que com realizações assim não vamos longe, nem como concelho nem como país. Mas é apenas uma opinião sem importância nenhuma, conforme o futuro confirmará. Ou não???





2 comentários:

  1. É de arreganhar a tacha. Estou a ver mal ou em 3 horas sobem ao palanque 15 pessoas? Excluindo os moderadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só violas eram 14, segundo rezam as crónicas antigas. Neste caso do seminário, só discursos de abertura são cinco. O resto a gente imagina.

      Eliminar