quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Um documento fotográfico importante


A foto faz parte do arquivo filmográfico da RTP e foi reproduzida pelo nosso colega Tomar na rede:
Trata-se de um documento importante para os tomarenses, sobretudo para aqueles poucos que se interessam pela história contemporânea local.


Do lado esquerdo vê-se o exterior da Pensão lisbonense, ainda com o letreiro identificador pendurado na grade da varanda. Sucedera ao Hotel Nabão, da família de Lopes Graça, que ali viveu durante alguns anos. Actualmente é a sede concelhia da Autoridade tributária e aduaneira, antes simplesmente Repartição de finanças. Mas nesta terra e neste país onde nasci, tudo tende a complicar-se. Até as designações oficiais. 
A seguir surge um camião Magirus, a carregar farinha na moagem Mendes Godinho, então ainda em funcionamento. Logo a seguir o prédio onde residia a referida família, funcionando no r/c a casa bancária.
Do lado direito, em primeiro plano a entrada da Rua de Pedro Dias, e no segundo o toldo do Café trasmontano, há muito desaparecido. Depois surge o mais importante. Exactamente no local onde está o prmeiro veículo, logo após os ciclistas, existe agora a rotunda monumental, que já tanto deu que falar. Foi instalada aquando das demolições e do aparecimento da nova praceta, tornadas necessárias para assegurar o acesso à Ponte Arantes e Oliveira, tomarense e ministro da Obras públicas no tempo da velha senhora. Os tomarenses chamam-lhe simplesmente Ponte Nova.

Sem comentários:

Enviar um comentário