terça-feira, 31 de outubro de 2017

Gato escondido com o rabo de fora

Administrador de Tomar na rede, o jornalista e amigo José Gaio tem o excelente hábito de publicar as ordens de trabalhos das sucessivas reuniões do executivo municipal tomarense. Ainda bem. Embora à primeira vista possa parecer que se trata de coisas rebarbativas e de fraco interesse, uma leitura atenta mostra detalhes de grande importância.
Dado que sou um aselha em informática, por nunca ter seguido qualquer curso nessa área, não consegui transferir o que pretendia, pelo que fui forçado a copiar manualmente:

"Nº 06 - EMPREITADA PARA REPARAÇÃO DOS PAVIMENTOS DA ZONA NORTE DO CONVENTO DE CRISTO - REVISÃO DE PREÇOS
... ... ... ...
PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO: Aprovar o cálculo da revisão de preços... ...no valor de 697,16€; mandar liquidar a Construções J.J.R.& Filhos, SA o referido valor, acrescido do IVA à taxa legal."

"Nº 13 - TRANSPORTES URBANOS DE TOMAR - RESULTADOS OPERACIONAIS DO ANO DE 2017
Proposta da presidente da Câmara, referente à informação nº 4826/2017, do Departamento de Obras Municipais, submetendo ao Executivo Municipal os resultados operacionais dos Transportes Urbanos de Tomar, no período de 01 de Maio  31 de Julho do corrente ano.
Proposta: Tomar conhecimento."

"Nº 21 - UTILIZAÇÃO DO AUTOCARRO DO MUNICÍPIO NO ANO LECTIVO 2017/2018, NO ÂMBITO DE PROJECTOS MUNICIPAIS DIRIGIDOS AOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO E À UNIVERSIDADE SÉNIOR."


Resultado de imagem para imagens tut Tomar

Claro que os visados vão alegar, como habitualmente, que se trata de meras ocorrências fortuitas. Os tais acasos convenientes. Em qualquer caso, evidente, mesmo evidente, é a dualidade de critérios. No ponto nº 06, quem ler a ordem de trabalhos tem direito a todos os detalhes. Até à soma a pagar, realmente digna de registo: 697,16€. Mais ou menos 20% do vencimento bruto de um dos numerosos chefes de divisão e outros técnicos superiores da autarquia.
Já no ponto nº 13 que, como se sabe, é azarento, a falta de sorte imperou mais uma vez. Logo a abrir, o título é enganador, como se descobre depois. Na verdade, não se trata de "resultados operacionais do ano de 2017", mas tão só de resultados operacionais do trimestre Maio-Julho de 2017. Segue-se que, a julgar pela autoria da informação referida, em Tomar os transportes urbanos municipais funcionam na dependência do Departamento de obras municipais.  Deve ser por se tratar de uma bela obra do PS local. Seguindo tal lógica, um dia destes ainda vamos ter o Nabão na dependência dos Mercados e cemitérios, que ignoro em que departamento ou divisão estão integrados.
Como se os aspectos anteriores não bastassem, segue-se que, quanto a conteúdo, há que contentar-se com um lacónico "Tomar conhecimento". Nada de números, que são sempre perigosos. Prejuizos avultados? Veículos em fim de vida? Afluência extremamente fraca? Pertinência em termos de custos/benefícios?  São questões técnicas, só para quem sabe da poda. Os contribuintes não têm nada que andar a meter o nariz onde não são chamados. Sobretudo em início de mandato, quando as próximas eleições ainda estão bem longe. Importante mesmo é não dar o corpo à curva, que os comentadores querem é conversa.
A culminar tudo isto, uma verdadeira pérola, para mais oriunda dos pelouros do senhor vice-presidente, que fora da política é professor, vem fazendo um excelente trabalho e tem sentido de humor. Lendo com atenção o ponto nº 21 toma-se conhecimento de que há os "estabelecimentos de educação e ensino" e, além deles, "a Universidade sénior". Que por conseguinte não é um estabelecimento de educação e ensino, apesar de lá ter muitos e bons professores. Eu já desconfiava...

ADENDA

De acordo com esta reportagem em directo, afinal de contas o executivo apenas se ocupou, nesta sua reunião extraordinária, dos cinco primeiros pontos de uma ordem de trabalhos com 21. Por assim ter acontecido, nenhum dos assuntos acima focados foi ainda discutido.  

Sem comentários:

Enviar um comentário