quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Cabotinismo e novo-riquismo na política local




Estes três editais, copiados da edição de hoje, 12/10/2017, d'O MIRANTE, mostram bem quão profunda é a crise que nos assola. Já não só crise económica, mas infelizmente também de valores, de princípios e de respeito pelas instituições.
Ao contrário do que vai acontecer em Almeirim ou Santarém, que sempre é a capital de distrito, nesta nossa desgraçada terra alguém resolveu, num evidente acto de puro cabotinismo, marcar  a posse da Assembleia Municipal, da Câmara Municipal e a eleição do presidente da Assembleia Municipal, para o Cine-teatro paraíso. Porquê? Para quê? Obviamente só para alardear, para se mostrar, para dar espectáculo, pois temos os melhores Paços do Concelho do distrito, com um excelente salão nobre, que existe para isso mesmo -para os actos políticos solenes de todo o concelho.
Alguém, no seu perfeito equilíbrio psíquico e com um mínimo de respeito pelo protocolo, explícito ou implícito, está a ver o próximo governo da nação empossado fora do Palácio de Belém, sede oficial de quem lhe dá posse? Alguém concebe semelhante acto no Pavilhão Atlântico, por exemplo? E no entanto, em Tomar, uma pobre cidadezinha cada vez mais pequena em termos económicos e de população, a política autárquica agora virou espectáculo. Popularucho, ainda por cima.
Os usuais lambe-botas, agora também conhecidos, graças ao Miguel Esteves Cardoso, como culambistas, vão dizer se calhar que em Ferreira do Zêzere a tomada de posse dos novos eleitos também vai ter lugar no Centro cultural. Respondo-lhes antecipadamente: 1 - Porque o salão nobre dos Paços do Concelho de Ferreira não é tão grande como o de Tomar; 2 - Porque o auditório de um centro cultural não é a mesma coisa que um cine-teatro; 3 - Porque, finalmente, a pergunta impõe-se: Desde quando é que Ferreira do Zêzere deve servir de exemplo para Tomar?
Pobre capital templária, que merecia melhor sorte!

1 comentário:

  1. Liturgia do poder - protocolo e etiqueta. Faz parte. Espero que convidem o Sr. Padre da cidade. É sempre um momento inesquecível para os eleitos, chamados um a um, aplaudidos, abraços calorosos(tantas vezes hipócritas) . Os funcionários das autarquias do concelho comparecem, alguns com os filhos, para os quais já andam a filar um emprego no Estado. É a vida. Aqui em Sintra a tomada de posse costuma ser no Centro Olga Cadaval, apesar de a Ass. Municipal funcionar num belo Palácio, o Palácio de Valenças, com uma boa e ampla sala. Na verdade, O Poder Local merece todo este cerimonial, a ele se atribui o que melhor se fez depois de Abril em Portugal. E eu concordo.

    ResponderEliminar