sábado, 28 de outubro de 2017

É preciso ter lata!

Esclarecimento

Esta crónica chega mais tarde devido a uma das características dos países em tempos designados como "terceiro mundo". Uma pessoa levanta-se de manhã e nunca sabe se os serviços básicos estão operacionais. Vivencia-se assim um certo suspense, sem necessidade de ir ao cinema ou ver a tv.
Esta manhã não havia Net. Quando se procurou informação, soube-se que afinal era porque não havia electricidade aqui na zona. Apesar de a COELCE ser uma empresa pública.
Aqui no prédio, o gerador a gasóleo funcionou durante horas, para garantir um elevador em funcionamento, porque subir 17 andares pelas escadas é um bocadito puxado. Mas internet e TV, era bom era, só que não havia.
Resolvido o problema no que concerne à Net, que a tv continua sem sinal, segue  mais um aguaceiro crítico, porque há por aí muita gente que anda mesmo a pedir chuva.

O problema são os custos

A Câmara de Tomar é geralmente conhecida por não facultar atempadamente informações que lhe são solicitadas. É também useira e vezeira em escamotear informação fundamental, ao não enviar as respectivas notas aos órgãos de informação. O caso mais recente é a compra do terreno nas traseiras dos bombeiros, com a respectiva fundamentação, que, decorridos quase dois meses, ainda não vi noticiada em qualquer media. Devo andar distraído.
Contrastando com a usual opacidade informativa, agora que os SMAS obtiveram dois prémios, outorgados por uma entidade até agora para mim desconhecida, o executivo providenciou imediatamente a respectiva difusão, que a Hertz noticia aqui. Pois parabéns aos contemplados. Que lhes faça bom proveito. Conforme diz o povo, "gaba-te cesto que vais para as vindimas!"
Acontece que em Tomar, que eu saiba, ninguém se queixa da qualidade da água ou do saneamento, onde ele existe e está normalizado, o que não acontece até mesmo num sector da cidade antiga. Queixam-se, isso sim, dos custos elevados, provocados por uma fiscalidade municipal exagerada, por sua vez resultante de manifesta má gestão. Assim sendo, não se esqueçam de difundir na hora qualquer prémio que os SMAS venham eventualmente a receber por fornecerem água e saneamento aos preços mais baixos do país. Fico desde já sentado à espera.
Na política é como na antiga latoaria, é preciso ter muita lata!

Actualização
João Franco, director da Rádio Hertz, teve a amabilidade, que agradeço, de me enviar algumas peças informativas, antes difundidas naquele posto. Fiquei assim a saber que a autarquia comprou o terreno nas traseiras do quartel dos bombeiros por 250 mil euros, que vai pagar a prestações. Segundo entrevista da senhora presidente, no terreno vai ser feito um museu, com 85% de comparticipação europeia, caso a DGPC emita previamente parecer favorável, o qual já foi solicitado.
O problema, acrescento eu, é que depois a U.E. não vai subsidiar o funcionamento nem a manutenção do agora pretendido museu, para o qual a autarquia também não dispõe de recursos. Como já está a acontecer no complexo da Levada, literalmente às moscas, mais de 4 anos após a conclusão das obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário