segunda-feira, 1 de abril de 2024





Turismo e visitantes ilustres

Carências no acolhimento turístico provocam visita falhada de António Guterres a Tomar

Guterres de visita a Tomar | Tomar na Rede

TOMAR – António Guterres esteve de visita à cidade. ONU poderá instalar serviços no Palácio Alvim | Rádio Hertz (radiohertz.pt)

O Tomar na rede publica a conclusão da história, num bom texto jornalístico. Faltam a introdução e o desenvolvimento, para se perceber melhor o que aconteceu de facto. O que levou o secretário geral da ONU, nas suas férias da Páscoa em Portugal, vindo a Tomar para visitar o Convento e a Sinagoga, a contentar-se com um bom almoço de cabrito no forno e uma breve visita à igreja do Convento de Santa Iria.
Espécie de enredo estilo John Le Carré, o caso começou de forma trivial. Guterres comunicou ao seu círculo mais próximo que queria visitar a Sinagoga de Tomar e a Charola Templária do Concento de Cristo, cópia do Santo Sepulcro em Jerusalém, construída a mando de Gualdim Pais, que combateu os infiéis em Ascalona (agora em Israel), há oito séculos, como forma de mostrar a Israel que não é pró-palestiniano, ao contrário do que sustenta o actual governo de Netanyahu.
Os serviços de segurança da ONU mandaram então proceder ao obrigatório reconhecimento do terreno, e ficaram alarmados com o que viram. Rua estreita com casas de ambos os lados e sem saídas laterais nem abrigos eventuais, com acesso só para automóveis pequenos, obrigando a percursos a pé, e desprovida de vigilância electrónica ou outra, no caso da Sinagoga.
Um emaranhado de construções e múltiplos acessos, mas sem estacionamento suficiente nem vigilância electrónica, ou sequer pórticos de segurança nas entradas, ou depósito obrigatório de bagagens à entrada, no conjunto Castelo dos Templários - Convento de Cristo.
Muito preocupados com o que viram, os agentes de segurança procuraram então um restaurante conceituado, com mais de uma entrada e sem prédios na frente, tendo optado pelo Bela Vista, após terem hesitado entre este e a esplanada do Hotel República, que acabaram por rejeitar devido ao emaranhado de ruas para lá chegar.
Iniciadas as previstas férias da Páscoa do secretário geral da ONU, limitaram-se os encarregados da segurança a pôr em prática o plano urdido em tempo oportuno. Chegada não anunciada a Tomar, almoço bastante prolongado de cabrito assado no forno, na Bela Vista,  e uma visita rápida à Igreja de Santa Iria, mesmo ao lado e sem recantos complicados, antes de rumar à A23, oficialmente por falta de tempo para mais.
Lá se foi a mensagem de solidariedade que o secretário geral da ONU pretendia enviar a Israel, a partir do seu país natal, mas a segurança tem destas coisas que a razão de Estado bem conhece, uma vez que Guterres tem estatuto de chefe de Estado. Ficou a intenção e haverá decerto outras ocasiões...



1 comentário:

  1. A Rádio Hertz refere esta visita não anunciada de António Guterres a Tomar, acrescentando que houve contacto com a autarquia, no sentido de instalar um delegação permanente da ONU no Palácio Alvim. Cumpre a Tomar a dianteira 3 acrescentar quer essa delegação permanente das Nações Unidas em Tomar incluirá os serviços da ONU para os refugiados, de forma a aproveitar a experiência nabantina com o realojamento dos acampados do Flecheiro. Tudo isto, excepto a visita do secretário geral, que aconteceu mesmo, tendo em conta que estamos a 1 de Abril, dia das mentiras.

    ResponderEliminar