quarta-feira, 3 de abril de 2024




 Política local - Autarquia

Era uma pena perder uma ocasião destas...

https://radiohertz.pt/tomar-presidente-hugo-cristovao-e-vereador-tiago-carrao-acusam-se-mutuamente-de-impreparacao-para-o-desempenho-de-funcoes-c-video/

Com vossa licença, agora é que vai mesmo a tal má-língua. Ou pelo menos humor cáustico. O que exige um ponto prévio: O pessoal do norte, sobretudo do Porto para cima, é mais solto em termos de vocabulário usual. Influenciados pelos espanhóis, que usam com frequência palavrões na linguagem quotidiana, portuenses e vizinhos também  não se coíbem, quando julgam necessário, de recorrer ao vernáculo. Esclarecida a situação, vamos aos factos.
Na reunião camarária  da passada segunda-feira, relata a Rádio Hertz, o presidente Cristóvão e o vereador Carrão "pegaram-se". O vereador solicitou informações sobre determinada obra municipal, mas o presidente respondeu que tais assuntos não são para abordar durante as reuniões semanais.
Tiago Carrão não gostou, o que se compreende, pois se as reuniões de Câmara não servem designadamente para colher informações sobre obras municipais, então servem para quê? Vai daí, acusou o presidente de "impreparação" para as funções que desempenha. Ao que Cristóvão retorquiu irritado, devolvendo a acusação ao remetente, acusando-o do mesmo mal.
Deve ter sido uma daquelas cenas vulgarmente designadas por "peixeiradas", quiçá em tom mais moderado, dado o estatuto cultural e social dos intervenientes. Ou não? Seja como for, é-se levado a pensar nas célebres peixeiras do mercado do Bolhão, no Porto, e no célebre diálogo entre duas vendedeiras jovens.
A dado passo de uma acesa discussão, aconselha a mãe de uma delas: "Chama-lhe puta, minha filha! Chama-lhe puta, antes que ela te chame a ti!"
Exactamente  o que parece ter acontecido na referida "troca de galhardetes" entre Cristóvão e Carrão, em que este se antecipou, naturalmente com um vocabulário menos rústico. Ainda assim, classificado por um amigo meu, académico mas muito frontal, com uma frase sem apelo nem agravo: "Tão bruto és tu como és tu!" Com o devido respeito às citadas personalidades concelhias de vara, como se impõe.


1 comentário:

  1. Não senhor! Personalidades concelhias de vara, não tem nada a ver com campinos nem touradas, ainda que neste caso... Personalidades concelhias de vara são o juiz e os vereadores, que na idade média usavam uma vara como símbolo visivel do seu poder. De resto "vereador" mais não é afinal que a versão actual de "vareador" ou "o da vara".

    ResponderEliminar