quinta-feira, 11 de abril de 2024

 

"Alcáçova do castelo de Óbidos. Não é possível visitar, mas pode-se lá dormir, desde que se parta antes o mealheiro, para poder pagar."

Turismo

Turistas franceses comentam aquilo a que chamam  o centro de Portugal


O Guide du routard (guia do mochileiro) envia periodicamente a todos os interessados inscritos uma newsletter em francês com as impressões de viagem dos seus leitores. Esta semana descreveram uma viagem no centro de Portugal, em Fevereiro, viajando numa autocasa. Eis alguns excertos da longa descrição, que pode ser lida em francês no link supra.


"Hoje descemos tranquilamente de Coimbra para sul, com duas paragens para visitar o Convento de Cristo, em Tomar,  e o mosteiro da Batalha, ambos espantosos. O Convento de Cristo, Património da Humanidade da UNESCO, foi no início uma fortaleza dos templários.
A ordem foi dissolvida em França por Filipe o Belo, mas em Portugal mudaram-lhe o nome para Ordem de Cristo. O Convento tem sete claustros, dois góticos e cinco renascença, construídos nos séculos XV e XVI, e uma extraordinária capela em rotunda que nos deixou de boca aberta. Cereja no topo do bolo, a fachada oeste do coro da igreja tem uma janela fantástica, de estilo manuelino, a fazer pensar no claustro dos Jerónimos, em Lisboa.
Após esta visita, que considero magnífica, partimos para a Batalha, para visitar o Mosteiro, outra maravilha da arte gótica, a meia hora de Tomar.
Se tivesse que recomendar algumas visitas no centro de Portugal, colocaria à cabeça, destacados, o Convento de Cristo e o Mosteiro da Batalha, seguidos das aldeias fortificadas de Óbidos, Monsaraz e Monsanto.
Quanto às cidades, depois de ter visitado Lisboa e Porto, Coimbra e Évora pareceram-me de interesse limitado, ainda que bastante agradáveis.
O país tem uma grande riqueza arquitectónica, as paisagens são lindas e os habitantes são muito simpáticos. Que mais se pode pedir?"


Sem comentários:

Enviar um comentário