quarta-feira, 17 de abril de 2024


De longe, na véspera de mais um regresso

O 25 DE ABRIR ABRIU MESMO TUDO?

Abriu sim senhor, dirão os mais afoitos. Quase, opinarão os prudentes. Olhe que não! responderão os autoritários. Mas abriu mesmo uma imensidão de coisas. Das nacionalizações e da descolonização à liberdade de imprensa, dos partidos políticos ao passaporte para todos. Em Tomar é que nem tanto assim. Deve ser porque somos provincianos do interior. Seja como for, o open your mind ainda não chegou a todos por estas bandas. Nem sequer ao pessoal que gosta de street food e de pó.
Vamos ter, é certo, um portentoso conjunto de actividades para celebrar os 50 anos do 25 de Abrir. A mostrar que certas pessoas erraram a vocação. Em vez de vereadoras a despachar obras particulares, deviam ser era animadoras culturais. Mas não ganhariam tanto, também é verdade. Pela parte que me toca, uma vez que sou um verdadeiro labrego em termos musicais, por exemplo, gostaria mais de ruas limpas, passeios sem ervas, jardins mais cuidados, processos de obras despachados mais rapidamente, respeito pelo direito à informação, diálogo cordato, obras estruturais, e assim sucessivamente. Não se pode ter tudo, é bem verdade!
Deve ser da idade. É bem possível que esteja a mencionar coisas que já não se usam, como honestidade, respeito pela verdade e pelos outros, por exemplo. Mesmo sem se cumprir integralmente o 25 de Abrir, se calhar também por causa dos que continuam apregoando 25 de Abril sempre! sem cuidar do resto, se tudo continuar como até aqui, em Outubro 2025 vamos acertar contas. Essa é que é essa!



1 comentário:

  1. Quase 50 anos depois do golpe militar protagonizado pelos capitães da Academia Militar, contra o regime de que tinham sido o suporte efetivo, por razões económicas e de prestigio da condição militar como disseram ( o célebre DL 353/73 de 13 de Julho ) politicamente ineptos, foram completamente abafados pelos agentes comunistas que agiram sob ordens da URSS.
    Os cidadãos "do contra" ingenuamente pensaram que tinha chegado o momento da liberdade que tanto desejavam, mas o slogan " nem mais um soldado para as colónias" acabou com qualquer possibilidade de transição democrática e em especial pacífica nas colónias.
    Na metrópole, iniciou-se a destruição do país , do seu tecido produtivo, do seu capital, e quase fomos a CUBA da Europa civilizada.
    Muitos desses militares , deslumbrados com a súbita fama e capacidade de serem eles próprios uns ditadores, quem não se lembra do Otelo a dizer que tinha que enviar os fascistas ( antes do 25 de Abril deveriam ser muitos milhões... ) para o Campo Pequeno para serem fuzilados.
    Muitos desses traidores têm sido condecorados.
    Hoje o nosso concelho está uma sombra do que já foi, o país um INATEL da Europa rica, os nossos jovens formados para emigrarem,
    desgovernados por gente sem escrúpulos , principalmente incompetentes, mas temos a liberdade!!!
    Como será dentro de outros 50 anos ??

    ResponderEliminar