sábado, 10 de junho de 2023

 
O jardim da ex-ARAL



Calçada que já conheceu melhores dias.




Ervas e mais ervas...

Ampliação no Bairro calé

Plátanos secos

Obras e manutenção urbana

Confundem o essencial e o acessório 

porque lhes convém

De regresso ao burgo berço, dei uma primeira volta pela parte baixa da cidade, do lado sul. Vi com tristeza meia dúzia de plátanos secos, naquela obra da avenida Fonseca Simões, do tempo do Paiva. Se calhar foi mais um ataque do já célebre bicho do buxo, da Mata dos sete montes. E ainda não foram substituídos porque a Câmara deve ter resolvido deixá-los como recordação, para mostrar que também havia falhas nas obras desse tempo.
Logo mais abaixo, o "Bairro Calé" já cresceu um bocadinho. Vê-se um amplo alpendre improvisado nas traseiras do lado norte e casotas para cães, também precárias. Com a continuação, vamos ter ali um grande bairro e uma grande comunidade. Percebe-se. Se familiares seus lhe disserem que estão a dar casas onde não se paga renda, nem água nem luz, em Freixo de Espada à Cinta, por exemplo, você não fica logo com vontade de ir viver para lá? O mesmo acontece com a comunidade calé já instalada. Vão informando e acolhendo os novos tomarenses com estatuto especial que vão chegando. Com estatuto especial? Pois. A si, tomarense ou não,  já lhe deram alguma casa? A mim não. E juá por aqui ando há 80 anos.
Na principal via de acesso à cidade, o conjunto Av. Nun'Álvares - Rua Torres Pinheiro, o que se vê é desanimador. Há mastros e bandeirolas instalados na pista ciclável, muita falta de limpeza e urge reparar a calçada. Perante tal espectáculo, coloca-se a pergunta: O que é essencial? Limpeza urbana e calçadas em bom estado? Ou obras ornamentais de milhões, e bandeirolas a anunciar a Festa grande?
Respondeu certamente que ambas são importantes. Pois são. Mas estando à vista que a Câmara não consegue tocar os dois burros em simultâneo, mesmo gastando milhões, há que escolher. Afinal o que a actual maioria vem fazendo desde 2013. Optam sempre pelo acessório (festas, obras ornamentais, outros eventos, subsídios) porque dá mais nas vistas e atrai mais votos.
Falta de limpeza, buracos na calçada, jardins mal cuidados, obras mal acabadas, carência de estruturas de acolhimento (estacionamento, WCs, sinalização, ligação ao Convento), quem é que se incomoda com tais ninharias? Vivá Festa!


Sem comentários:

Enviar um comentário