sábado, 10 de junho de 2023

 


Festa dos tabuleiros

A megalomania não convence fora de Tomar

https://omirante.pt/foto-galeria/2023-06-10-Festa-dos-Tabuleiros-com-cartaz-musical-de-luxo-e-mais-de-dois-mil-participantes-f76552cf

A Comissão central da Festa dos tabuleiros fez a apresentação do evento e, como habitualmente, exagerou bastante, quanto a visitantes previstos. A tal megalomania. Depois de mencionar os 10 grandes concertos gratuitos e os 618 tabuleiros em desfile, igualmente à borla, o mordomo falou da participação activa de duas mil pessoas e de 850 mil espectadores no grande cortejo, com um total de milhão e meio de visitantes durante a festa.
Apesar de alertados em tempo útil, insistiram em números de afluência nos quais ninguém acredita, além dos próprios membros da Comissão central. Prova disso é que nem a imprensa regional mencionou os números exagerados. O Mirante é sucinto: "Festa dos tabuleiros com cartaz musical de luxo e mais de dois mil participantes", pode ler-se em título. E logo a seguir, no pórtico, este resumo:  ..."Festa dos tabuleiros que estima a participação de mais de duas mil pessoas e centenas de milhares de participantes".
A construção frásica pode não ser das mais felizes, com aquela arreliadora repetição do vocábulo "participantes", mas o certo é que os 850 mil espectadores do grande cortejo, bem como o milhão e meio de toda a festa, levaram sumiço, substituídos por "centenas de milhares de participantes". Que podem ser apenas duzentos mil, muito longe do apregoado milhão e meio. Porque terá sido?
Querem ver que os jornalistas de fora da terra até se riem com a bojardas megalómanas dos festeiros, mas não podem escrever a respeito por razões alimentares, aproveitando para escamotear tanto quanto possível?!?

Sem comentários:

Enviar um comentário