sábado, 17 de junho de 2023

 


Ensino

Como estamos na fotografia?

Numa terra que é, como todos sabemos, a mais linda do Mundo, segundo boa parte dos seus habitantes, o que não quer dizer, de modo algum, que os tomarenses sejam os melhores  do Mundo. como vamos em termos de humanidades?  Para os nabantinos, que são como são, com tendência para o  exagero, o desejo de protagonismo e a mania das grandezas, que futuro? Sabendo que é com as suas gentes que Tomar terá de singrar, na luta pela sobrevivência, que futuro podemos esperar? Que resultados escolares obtêm, para já, os nossos descendentes, forçosamente nossos continuadores?
O Obervador, um órgão de informação de direita, não dependente do governo, acaba de publicar a habitual classificação anual das escolas, tendo em conta os resultados dos exames nacionais, iguais para todos e portanto equitativos, permitindo comparações justas. 
No ensino secundário, Santa Maria do Olival obteve o melhor resultado local. Está em 216º lugar a nível nacional, com uma média de exames de 12,16 e interna de 15,01. A velha tendência para inflacionar notas. Uma escola secundária de Óbidos, imediatamente anterior na tabela e com a mesma média de exames, ficou-se por 13,85 em média interna, e a seguinte, de Lisboa, nos 13,89. Sempre são 30 pontos percentuais a mais...
Lá mais para o fundo, aparece finalmente a Jácome Ratton, em 356º lugar, com 11,55 nos exames e 14,93 de média interna. Curiosamente, a mesma diferença de 30 pontos percentuais entre a nota nacional e a interna. Há bem pior por esse país fora, tanto em pontuação como em inflação de notas, mas não se pode dizer, mesmo com muito boa vontade, que os alunos tomarenses sejam particularmente brilhantes, quando comparados equitativamente com os seus homólogos de outras escolas. Em Ourém e Leiria, para não ir muito longe, há alunos bem melhores em termos de resultados aferidos a nível nacional. No 9ºano, Leiria alcançou um 46º lugar, e Ourém o 175º, resultados comparáveis aos do secundário -12º ano. com Ourém em 55º e Leiria em 60º. Para, respectivamente, 216º, 356º, 402º e 562º em Tomar, a diferença é bem grande.
Se no secundário os alunos tomarenses não ficaram muito bem na fotografia, o que naturalmente  nos entristece, no 9º ano a situação é ainda menos brilhante. A EB2-3 Santa Iria aparece em 402ª posição a nível nacional, com 2,85% nos exames e 3,69% nas notas internas, enquanto a EB 2-3 Gualdim Pais figura em 562ª posição, com respectivamente 2,69% e 3,53%.
Pode dizer-se portanto que, tanto no ensino básico como no secundário, os alunos tomarenses podem obter melhores resultados, naturalmente com mais esforços. Mas numa terra com demasiados eventos à borla, et les idées qui vont avec. é muito difícil. Prova disso é que, em vez de melhorarem, os resultados finais regrediram em relação ao ano anterior.
Por causa da pandemia, começarão por pensar os génios locais, esquecendo-se que nas outras terras também houve Covid 19... e greves dos professores, tal como no vale nabantino. As coisas são o que são. Negar a realidade, equivale a tornar impossível a mudança indispensável e urgente que se deseja.


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