domingo, 4 de junho de 2023

 


Imagem mediotejo.net com os nossos agradecimentos.

Informação local

Em Tomar a censura tornou-se habitual

Torres Novas conquista Supertaça Dr. Alves Vieira - anfrarebelo@gmail.com - Gmail (google.com)

A notícia é de sábado, dia 3 de Junho, às 16H06 pelo horário de Brasília, o que corresponde às 20H06, hora de Lisboa. Nela, mediotejo.net informa que o Torres Novas venceu a Supertaça do Ribatejo, ao bater  o União de Tomar por 3 a 2, com 3 a zero ao intervalo, no estádio Dr. Alves Vieira, naquela cidade.
Numa época de comunicação praticamente instantânea, até às zero horas de segunda-feira, a informação tomarense ainda nada escreveu sobre o assunto, apesar da Rádio Hertz até ter feito o relato em directo. O que constitui um caso evidente de censura implícita, se calhar procurando esconjurar as más notícias.
É bem sabido que, infelizmente, a liderança da actual maioria autárquica tem sido muito generosa com a informação nabantina, e não só,  mas exigindo em troca uma obediência canina. Nada de má língua, de dizer mal, de crítica, de  más notícias. Publicar só a versão camarária e notícias agradáveis. A censura em todo o seu esplendor. Pior ainda que no tempo dos coronéis salazaristas, porque envergonhada, implícita, sem dizer o nome, assim procurando enganar os menos advertidos. 
Compreende-se, mas não se aceita. Trata-se afinal da tradução prática do conhecido dito popular "é feio morder na mão que dá de comer". Que acabou por se transformar num hábito condenável: Apressam-se a publicar notícias agradáveis, de vitórias dos clubes locais, por exemplo, mas esquecem-se deliberadamente das menos favoráveis. Procurando fugir à inevitável ressaca social.
Nota-se de resto algum embaraço dos jornalistas locais, sempre e quando se trata de escrever sobre derrotas do Sporting de Tomar, ou do União, na linha praticamente oficial de se culpar o árbitro pelas derrotas sofridas, sobretudo no futebol. É porém a primeira vez que se tarda tanto a publicar um resultado desfavorável, e logo do novo campeão ribatejano de futebol. Cujos ferrenhos diriam logo "é só bota abaixo!". Em terra de calhordas, é assim.
Fica aqui o reparo, porque se até a informação local já está seriamente contaminada pelo conformismo e a subserviência, então o futuro de Tomar é ainda mais sombrio do que se pensava. Convém portanto pensar um bocadinho, e sobretudo arrepiar caminho. A mediocridade e a falta de coragem,  nunca foram nem são solução capaz. Em lado nenhum.

ADENDA

Não adiantaria, e seria até ridículo, vir com a desculpa de que nestas colunas também não se publicou o resultado do União de Tomar a tempo e a horas.  Tomar a dianteira 3 não é um blogue informativo, mas de intervenção social pela análise política, pouco virado para o desporto em geral.



Sem comentários:

Enviar um comentário