segunda-feira, 10 de julho de 2017

Finalmente!

Já votou, aqui ao lado? >>>

Em ano de eleições e na véspera da "Festa templária", a Câmara de Tomar, que tutela a iluminação exterior, e o IGESPAR, que gere o Convento e cobra as entradas, lá se entenderam finalmente. Foi assim possível restabelecer a iluminação da Torre de menagem, após mais de dois anos de escuridão. Embora de custo muito reduzido, não é pouca coisa em termos de imagem, como bem mostram estas duas fotos, uma de Maio 2015, outra de ontem:



Por falar em imagem, aquelas árvores ali na frente, a impedir uma visão mais completa, se calhar, se fossem podadas... Pois é, pois é. A coisa depende da direcção do Parque Nacional da Serra de Aire e Candeeiros, lá para as bandas de Mira d'Aire. Ou será que a Câmara já conseguiu finalmente a cogestão da antiga Cerca conventual? Como as entradas não são pagas...
É o país que temos. Apesar de 43 anos de democracia, os concelhos continuam a ser considerados em certos aspectos simples colónias, mal administradas a partir de Lisboa.

3 comentários:

  1. O PONTO DE VISTA

    Olha-se hoje para o castelo, e gostamos de lhe fixar a beleza pictórica.
    As árvores que lhe cobrem a silhueta estorvam à sua exuberância.
    Hoje, considera-se que o seu abate beneficiaria a 'foto' dos muitos turistas.
    Na sua gênese militar as árvores nem existiriam, tal a preocupação com a limpeza dos sectores de tiro (bestas e arcos) sobre os eixos de aproximação.
    Ontem, como hoje, mudando o ponto de vista em torno do interesse presente, mantem-se o óbvio, a poda sistemática das árvores que cercam o altaneiro castelo.

    ResponderEliminar
  2. Deixem estar as árvores. Gosto assim. Picuinhices, próprio de coca-bichinhos. Desculpem, é a minha opinião.
    Estou a seguir a votação ao lado com especial interesse. Quero corrigir o que foi uma brincadeira há dias nesta caixa de comentários: só eu votei. Na CDU de Bruno Graça. O resto foi reinação...

    Não tenho dúvidas do nr. de visitas diárias a este excelente blogue da única pessoa na cidade que ousa expressar a sua opinião livre de quaisquer constrangimentos oriundos dos poderes oficiais, locais e não só, indiferente a qualquer interesse pessoal. Parece que são, em média, 300 visitas diárias - digo eu. Retraio-me em expressar abertamente apoio porque não aprecio a menorização permanente dos que ousam candidatar-se a cargos públicos (políticos). Com todos os defeitos que possam ter, estes dão a cara no espaço público. Duvido, sim, dos que andam caladinhos todo o tempo, mas em permanentes conciliábulos secretos, maledicência. Têm uma ganância sem limites pelo poder, ao mesmo tempo um ódio secreto pela política e pela liberdade de expressão e de opinião.

    O nr. de votos expressos nos partidos de esquerda põe a nu a burrice e o atraso que os seus militantes e simpatizantes mais ativos têm pelas redes sociais, por esta revolução maravilhosa em curso nos tempos que correm. Medo. Cobardia.
    E gosma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez que te interessas pela audiência deste humilde blogue sem pretensões e posto que os amigos são para as ocasiões, aqui vão os dados da Google sobre os 5 textos mais visualizados até agora:
      Sem querer opor-me às festas
      07/07/2016 - 2.419 visualizações
      Não é inocente
      12/02/2017 - 1.184 visualizações
      Julgam que os tomarenses
      19/01/2017 - 972 visualizações
      Manobra suja
      12/10/2016 - 639 visualizações
      Pela boca morrem os peixes
      24/05/2017 - 456 visualizações

      Votos de boa saúde.
      Cordialmente,

      Eliminar