quarta-feira, 12 de julho de 2017

Tomar, Alenquer e Ponta Delgada querem festas do Espírito Santo Património mundial imaterial da UNESCO

Já votou, aqui ao lado? »»»
(Se está a usar um telemóvel, para visualizar a aplicação, por favor vá até ao fim da página e apoie em "aceder à versão web".)

António Freitas (Texto e fotos)
Conteúdo editado por Tomar a dianteira 3

Hugo Cristóvãovice-presidente da Câmara de Tomar, deslocou-se a Ponta Delgada, nos Açores, onde, no decorrer das grandes Festas do Espírito Santo daquela cidade, assinou um protocolo de que há anos se falava, sobre o Espírito Santo e a Festa dos Tabuleiros, que é única no país, mas cujo culto do Espírito Santo, que é a sua génese , foi instituído em Tomar, Sintra e Alenquer. Um dos grandes objectivos desta parceria tripartida Alenquer - Ponta Delgada - Tomar é criar sinergias com vista a apresentar uma candidatura conjunta a Património imaterial da humanidade das Festas do Espírito Santo, em Ponta Delgada, Tomar, e Alenquer. Nesta última, estiveram décadas sem se realizar, mas o actual cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, quando  ainda bispo, deu-lhes grande impulso.

A mostrar COM TOMARENSES.jpg

O culto do Espírito Santo comemora-se nos Açores desde o início do seu povoamento, tendo sido trazido para as ilhas pelos franciscanos espiritualistas. A partir do século XVIII, o culto foi assumido como um dos traços característicos dos açorianos, ligando culturalmente as populações das diferentes ilhas. Em Ponta Delgada, as primeiras grandes festas de dimensão concelhia realizaram-se nas décadas de 1970 e de 1980, por iniciativa de um grupo de cidadãos. Em 2004, a Câmara Municipal de Ponta Delgada recuperou a tradição, ao congregar vontades dos Impérios, das 24 Juntas de Freguesia, das instituições e dos empresários locais, dinamizando, desde então, as “Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada”, no segundo fim de semana de Julho.
No caso do protocolo assinado com Tomar, tem-se em conta a Festa dos Tabuleiros ou Festa do Divino Espírito Santo de Tomar, que é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal e ocorre até ao dia do Espírito Santo, Domingo de Pentecostes.

A mostrar ASSINATURA PROTOCOLO.jpg

A Festa dos Tabuleiros de Tomar, ou Festa do Divino Espírito Santo, ganhou dimensão extra religião e extra território, ao  tornar-se o maior evento popular do país.
Por esse motivo, uma vez que os Municípios de Ponta Delgada e de Tomar partilham o objectivo comum de dignificação do culto secular ao Divino Espírito Santo, dando um impulso fundamental à realização de uma Festa de Espírito Santo de dimensão concelhia, foi assinado um protocolo de colaboração.
O documento considera que, em ambos os territórios, é organizado um programa cultural, que mantém e reforça as tradições e rituais do culto popular, tendo  as Câmarasl de Ponta Delgada e de  Tomar um papel activo na divulgação das festividades, no país e fora dele.
O protocolo de colaboração e de intercâmbio do Culto do Divino Espírito Santo foi assinado entre o Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e o Vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, estabelecendo entre si a promoção de iniciativas que elevem a tradição das festividades realizadas em ambos os concelhos, actividades de intercâmbio que promovam a troca de experiências entre ambas as instituições e respectivas comunidades, cuja acção tenha como objectivo a dinamização do Culto do Espírito Santo, bem como a inclusão nos respectivos programas culturais das festividades símbolos, acções,  ou entidades que representem e divulguem o concelho de intercâmbio.
Quanto ao protocolo com Alenquer, assinado por José Manuel Bolieiro e pelo Vice-presidente daquela Autarquia, Rui Costa, sublinha que as antigas festas imperiais do Espírito Santo, por serem as maiores do concelho de Alenquer, atraíam àquele território a presença da Corte e de forasteiros, por volta do Domingo de Páscoa até ao dia do Espírito Santo, Domingo de Pentecostes.

A mostrar SOPAS DO DIVINO BODO.jpg

Tem ainda em conta que as antigas festas de Alenquer começaram a perder importância no séc. XVIII, tendo sido recuperadas uma única vez, em 1945. Renascerem em 2007, sob o lema “o Espírito Santo sopra onde quer”.
Os Municípios de Ponta Delgada e de Alenquer partilham o objectivo comum da dignificação do culto secular ao Divino Espírito Santo, impulsionando a realização de uma Festa de Espírito Santo de dimensão concelhia. Ambos os territórios organizam um programa cultural, que atende às tradições e rituais do culto popular, desempenhando um papel activo na divulgação das festividades, no país e fora dele.
Estabelece-se portanto, entre as duas Autarquias, a promoção de iniciativas que elevem a tradição das festividades realizadas, em ambos os concelhos, implementando actividades de intercâmbio que promovam a troca de experiências entre ambas as instituições e respectivas comunidades, no âmbito da dinamização do Culto do Espírito Santo.
Além disso, pretende-se incluir, nos respectivos programas culturais, símbolos, acções, e entidades que representem e divulguem o concelho de intercâmbio.

A mostrar ANT FREITAS PRESI CAMARA PONTA DELAGADA E HUGO CRISTOVÃO.jpg

De registar que o jornalista António Freitas, que em 2016 sugeriu esta parceria ao autarca de Ponta Delgada, tendo depois as respectivas autarquias  finalizado os contactos e protocolos, levou nesta data a Ponta Delgada um grupo organizado de tomarenses, a que se juntaram outros em passeio individual à ilha e em visita a familiares, que trabalham em S. Miguel. Assim, este acontecimento foi vivenciado por muitos tomarenses, que degustaram a Sopa do Espírito Santo, numa partilha com 14.000 açorianos, no Campo de S. Francisco. 
A ocasião foi aproveitada pelo fotojornalista tomarense António Freitas para apresentar uma exposição de fotos de várias edições da Festa dos Tabuleiros ao longo dos anos, no hall do Hotel Ponta Delgada. Nela se podiam ver Amália Rodrigues e Durão Barroso na Festa grande tomarense, Passos Coelho, António Costa, entre outros.  
O vice presidente Hugo Cristóvão deu várias entrevistas a todos os jornais regionais dos Açores, à RTP, à RTP Internacional e à TSF. Foi assim feita uma grande promoção de Tomar pelo Mundo e nos Açores,  a custo praticamente zero. 
Por Tomar, sempre!

A mostrar RECEPÇÃO GRUPO TOMRANESE NO HOTEL.jpg

A mostrar COROAS DIVINO EM EXPOSIÇÃO.jpg

A mostrar BANDEIRAS E PENDÕES.jpg

2 comentários:

  1. Boa tarde. Não consegui ver as fotos. Todas elas parecem estar em baixo. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de lhe poder valer, resolvendo o problema, mas a minha ignorância na área informática não o permite. Lastimo.

    ResponderEliminar