quinta-feira, 6 de julho de 2017

A feira da festa

 Vote aqui ao lado, que a coisa está bastante animada >>>

Começa hoje a festa templária, que por esse país fora é designada usualmente por feira medieval. Porque afinal é disso mesmo que se trata. De uma feira à antiga, com a respectiva animação. As duas mais conhecidas realizam-se anualmente em Óbidos e Santa Maria da Feira. Apesar de a câmara de Tomar ter contratado a realização do evento deste ano aos organizadores de Santa Maria da Feira, há uma diferença importante. Tanto na Feira como em Óbidos as entradas são pagas. Em Tomar não.
Aceita-se a diferença. Feira e Óbidos agem como autarquias pobres. Procuram angariar receitas extra, para  não sobrecarregarem fiscalmente os respectivos munícipes. Também por isso, Óbidos tinha 7.521 eleitores inscritos em 1976 e 11.634 em 2016. Feira passou de 60.465 em 1976, para 126.285 em 2016. Tomar passou de 32.438 para apenas 36.266, mas tem cada vez mais gente a arrotar fartura. É portanto bem capaz de ser sobretudo uma questão cultural. Maneiras diferentes de ver as coisas.
Tomar a dianteira 3 passou ontem duas vezes pelo Mouchão para observar. Uma de manhã, outra ao fim da tarde. Aquando da visita da tarde, já várias desconformidades constatadas pela manhã tinham sido corrigidas. Restava apenas uma outra, que o presidente Augusto Barros, presente no local, prometeu solucionar. Apesar disso, continua a não parecer nada adequada a utilização dos relvados, para neles colocar barracas e outros locais de venda.
Mesmo antes de começar a feira,  o estado da relva e da respectiva limpeza já é este:



 As barracas no esplendor da relva...

 
O muro da entrada que devia ter sido pintado...

 Pobre rio Nabão! Quem te viu e quem te vê!

Não se podem queixar com falta de comida. Há sandes de três arames com fartura.

Terminada a festança, não custa imaginar como aquilo ficará. Num concelho cuja autarquia, por falta de capacidade financeira, não dispõe de jardineiros suficientes para a simples manutenção, quanto mais agora para a inevitável requalificação. Além disso, trata-se de uma asneira desnecessária. Bastaria terem repartido a feira entre o Mouchão, o ex-estádio e a Várzea Pequena, para não ser necessário danificar tanta relva. Dado não haver entradas pagas, tanto fazia assim como assado.
Sobram ainda dois outros aspectos a considerar, quanto ao local escolhido. Acessos deficientes e evidente falta de instalações sanitárias. Este último é  facilmente resolúvel, com aqueles sanitários de aluguer. Só não se vê onde colocá-los sem chocar esteticamente. Quanto aos acessos, Tomar a dianteira 3 não gostaria nada de estar na feira, se infelizmente viesse a gerar-se um momento de pânico. Oxalá que não!
Como bem diz o povo, as acções ficam com quem as pratica. Depois será demasiado tarde para queixas se,  apesar da inesperada incógnita alheia, não conseguirem vencer. Já faltou mais.

2 comentários:

  1. Feiras em jardins? Nem na época medieval nem agora. As feiras fazem-se em praças ou em espaços abertos. Em Tomar ficava bem na Várzea Grande.

    ResponderEliminar