quarta-feira, 8 de março de 2017

Perversamente...

Perversamente. Um vocábulo de uso tão raro junto ao Nabão, que nunca antes o ouvi. Circunstância que provocou duas reacções. Por um lado, avisar o administrador do Tomar na rede. Por outro lado, responder adequadamente.  
Quanto a avisar o Tomar na rede, é meu entendimento fundamentado que, caso não controle um pouco mais e melhor os comentários anónimos, pode estar a degradar a sua relação com os leitores, levando-os ao engano. Isto porque vários indícios me permitem concluir que já há profissionais bem pagos da área da comunicação a responder como anónimos às notícias menos favoráveis à senhora presidente da câmara. Repare-se nesta resposta ao primeiro comentário do texto Anabela Freitas: qualquer cão se senta atrás de um teclado  "Se calhar seria bom primeiro ver o contexto em que a sra. Presidente disse isto, é uma sugestão antes de proferir insinuações com base num excerto perversamente tirado do seu discurso."
O vocabulário cuidado e mesmo requintado, muito raro em Tomar nos comentários dos blogues; o fraseado complexo e aquela expressão sra Presidente, com P grande, parece-me que trazem água no bico. Veremos.
Certo e sem margem para dúvidas é que o dito comentário-resposta me chocou. Mesmo sabendo que à primeira vista pode não se referir a Tomar a dianteira, a verdade é que foi aqui que tudo começou, nessa questão da frase infeliz. E essa de agir com perversidade é tão forte e na verdade tão reles e falsa, apesar de requintada na forma, que não a posso deixar passar sem resposta. Tanto mais que nunca alguém me acusara antes de semelhante coisa. E já ouvi e li muito, como se calcula.
Para que quem lê possa ter uma ideia mais precisa da enormidade da coisa, convém esclarecer que a palavra perverso tem 52 sinónimos possíveis, repartidos por 3 sentidos diferentes:
1 - Cruel e desumano = impiedoso, vil, ruim...
2 - Pervertido e depravado = tarado, safado, obsceno...
3 - Com más qualidades morais = degradado, corrupto, degenerado...
Como se vê, a escolha é vasta. (Se quer saber mais, basta clicar aqui).
Apesar de tão rico vocabulário, a  resposta em causa é mentirosa. A frase infeliz de Anabela Freitas foi cuidadosamente enquadrada no seu contexto, como se pode confirmar aqui. Faltou apenas um detalhe importante, que resolvi não incluir, justamente para evitar eventuais interpretações maliciosas. Sendo agora evidente que essa minha cautela falhou, perverso por perverso, aí vai: A cerimónia de entrega dos galardões atribuídos pelo semanário ribatejano -a chamada Gala anual d'O Mirante- realizou-se este ano no Cartaxo, tendo havido, como habitualmente, uma refeição comemorativa, decerto bem regada, pois aquela cidade ribatejana é conhecida como capital do vinho. E o seu brasão não engana ninguém.
Aqui fica o detalhe importante, que deliberadamente omitira na primeva descrição do contexto. Agora, cada qual concluirá consoante melhor lhe aprouver, uma vez que, segundo se ensina nas escolas de jornalismo, "os factos são sagrados, mas a sua interpretação é livre".

Resultado de imagem para cmcartaxo

6 comentários:

  1. E agora apimenta com a referência à refeição comemorativa, decerto bem regada. A insinuação é malévola e, claro, como a melhor defesa é o ataque - mesmo subliminar - avança sem medos!!! Cada vez mais se denota o apoio (implícito) à candidatura laranja. Realmente quer boavida!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente como está no texto. Os factos são sagrados, mas a sua interpretação é livre. Se você interpreta assim, que hei-de eu fazer? Talvez citar o Aleixo: "Prá mentira ser segura/E atingir profundidade/Deve trazer à mistura/Qualquer coisa de verdade

      Eliminar
    2. A verdade é que desde que o Boavida foi escolhido, em principio contra sua vontade, pois já se tinha "compromotido com outra força partidária, até parece que houve champanhe para selar o acordo, o que eu sei é que o Tmar na rede não fáz outra coisa que atacar por baixo a presidente , eu não concordo com ela em nada, mas haja decoro, com gente desta em Tomar não vamos a lado nenhum.

      Eliminar
    3. Desculpem o erro, queria dizer comprometido.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar