sexta-feira, 31 de março de 2017

Ainda a requalificação da Várzea Grande

Além dos aspectos focados em escritos anteriores, haverá ainda leitores aguardando resposta a duas perguntas implícitas, muito frequentes ao ler notícias -porquê? para quê. Passo a tentar esclarecer:
-Porquê? -Porque há fundos europeus, porque estamos em ano eleitoral, porque é preciso apresentar obra feita, para tentar vencer nas urnas.
Porquê a Várzea Grande? -Porque se pretende obra que dê nas vistas. Por exemplo a urgente renovação da vetusta rede de saneamento numa pequena parte esquecida do Centro histórico (Rua do Teatro, Largo do Quental, Rua do Pé da Costa de Baixo, Rua Dª Aurora de Macedo, parte da Rua Direita e dois terços da Rua Dr. Joaquim Jacinto) fica sempre para as calendas gregas, porque custa muito caro e depois não se vê.
-Para quê? -Basicamente as obras previstas na Várzea Grande são ornamentais, com o objectivo camuflado mas central de reduzir drasticamente os lugares de estacionamento gratuito na área urbana. Como  justificar de outro modo o alargamento das zonas verdes, ornamentais e pedonais? É do domínio público que, ainda não há muito tempo, os serviços da autarquia nem sequer cuidavam de cortar as ervas da base do padrão ali existente. Como vão depois conseguir cuidar das novas áreas previstas?
Excerto da página 9 do estudo prévio

Excerto da página 11 do estudo prévio

Fica por explicar a estranha ideia de pretender transformar a parte central do terreiro existente numa nova praça, segundo os proponentes susceptível de melhorar a auto-estima dos tomarenses, ao tornar-se naquilo que nunca foi, excepto durante a feira anual: Um frequentado local de convívio e de animação, para o qual até já encontraram um nome sonante. Nada mais, nada menos que "Praça do Município". Leu bem. "Praça do Município". (Ver excertos) Se a ideia vingar, o que é bem possível, seremos a primeira cidade do país em que, ao contrário de Lisboa ou de Paris, por exemplo, os Paços do Concelho ficam numa praça com outra designação e a Praça do Município fica 300 metros a sul. Será mais uma originalidade tomarense. Uma Praça do Município sem a sede do município. Para rir, claro!

Sem comentários:

Enviar um comentário