quinta-feira, 24 de outubro de 2024


Turismo cultural com gestão municipal

ANDAM A JUDIAR 

JUDEUS NA SINAGOGA DE TOMAR

Telmo Abrantes

"Sou guia turístico e visito a sinagoga há 12 anos (ainda estava vivo o casal tomarense que cuidava da mesma) . Nunca assisti a problemas por parte deles,  até o novo casal de Belmonte ter chegado a Tomar . O referido local é um museu, e não uma sinagoga activa. Gostava de informar que já por duas 2 vezes o referido casal tentou impedir com gritos a visita de turistas judeus por mim acompanhados, porque  não quiseram dar dinheiro a este senhor. A  sinagoga é património do Estado e não deste cavalheiro, cujo único interesse é  ganhar dinheiro, usando um espaço doado por Samuel Schwartz ao Estado português em 1929."

(Copiado de Tomar na rede, com a devida vénia. Editado por Tomar a dianteira 3)

Como bem sabem todos os tomarenses, a Câmara emprega mais de 500 funcionários, todos trabalhadores incansáveis, com os dias muito preenchidos, uma vez que têm de cumprir um horário de presença extremamente fatigante, de 35 horas semanais. Nestas condições, com nítida carência de recursos humanos, qualificados ou não, a maioria socialista deliberou entregar o normal funcionamento da Sinagoga a uma empresa privada de turismo cultural, denominada Caminhos com história. Por ajuste directo, como habitualmente.
Acreditando no que escreve este guia turístico, e nada permite agir de outra forma, terá sido uma excelente iniciativa camarária, pois não só o pessoal da citada empresa se mostra à altura das circunstâncias, como até consegue inovar, e de que maneira, conforme descreve o guia Abrantes. 
Que se saiba, é o único caso conhecido na Europa, e até no Mundo, em que se aproveita um velho templo judaico do século XV para judiar os próprios judeus visitantes, procurando extorquir-lhes o vil metal. A eles, que têm fama de excelentes banqueiros. Tomar sempre na dianteira do progresso, meses e até anos à frente do futuro!
Perante tão belo exemplo, agora devidamente documentado, a Câmara não tem nada a providenciar e a dizer aos tomarenses? E aos judeus vítimas de tais judiarias? E o PSD? Resolve finalmente tomar uma atitude?
Tratar-se-à de simples tentativas de retaliação, tendo em conta a guerra em Gaza e no Líbano? Não posso garantir. Mas que há por aí pessoal esquerdelho capaz de tudo, lá isso há!


Sem comentários:

Enviar um comentário