Um eleitorado comprado e encarneirado
Já o padre António Vieira se queixava, num célebre sermão no Brasil, que lhe veio a causar problemas com o Santo Ofício. Ele bem pregava, mas em vão. A mensagem não passava e a situação dos negros e dos índios era desesperante.
Séculos volvidos, apesar do imenso progresso dos meios de comunicação, o problema parece manter-se, agora singularmente agravado. Em tempo de eleição presidencial americana, li num conceituado jornal que "faça Trump o que fizer, diga o que disser, ataque quem atacar, os republicanos mantêm o seu apoio". Estranho, não é?
Pois imaginem que o mesmo está acontecendo em Tomar. Apesar das críticas fundamentadas, logo alcunhadas de má-língua pelos instalados, e das sucessivas asneiras graves cometidas pela maioria socialista local, o rebanho apoiante mantém-se firme, atacando os críticos e chegando nalguns casos à nítida falta de educação e de boas maneiras, numa atitude típica do partido esquerdizado após-Soares, tranformado por estas bandas numa espécie de BE -Bis.
Querem um exemplo concreto, que não ofende ninguém e salta aos olhos? Quem segue o Facebook tem à disposição diariamente dezenas de fotografias de Tomar, boa parte do rio, todas muito lindas e quase sempre as mesmas. Pois apesar de até se ter reclamado contra a falta de alcatruzes na roda do Mouchão, situação que se mantém um mês mais tarde, porque para substituir as unidades desaparecidas, é preciso trabalhar, e aí funcionários municipais nem sempre são sinónimo de trabalhadores. Apesar de até fazerem greves e tudo.
Pois mesmo assim, sendo bem conhecida a paixão dos tomarenses pelo Nabão, ainda ninguém publicou no Face as duas imagens supra, obtidas ontem, que mostram o rio como um pântano, já em transição para a cloaca em certos sítios. Ainda ninguém viu? Não há pior cego...
Faça a Câmara ou não faça, diga ou não diga, erre ou não erre, os apoiantes mantêm-se firmes nas suas convicções, se as têm. É capaz de ser só fachada interesseira, tendo em vista a gamela.
E daí, perguntarão alguns apóstolos da causa? E daí, o que me atazana o espírito é que outro tanto está acontecendo com o Trump, como já vimos. E não me constando que o homem seja de esquerda ou coisa parecida, antes pelo contrário, querem ver que afinal, para lá das proclamações e das aparências, os tomarenses comportam-se como os apoiantes de Trump, um aprendiz de ditador do pior que já passou pelos USA?
Depois não venham com lamúrias, alegando que nunca deram por nada. Não quiseram, o que é bem diferente. Refiro-me àquela minoria pensante que se entretém no Facebook a explicar o que comprou no supermercado, ou aquilo que vai comer ao jantar... Ah se o ridículo provocasse urticária!
ENa minha modesta opinião o PSD não consegue roubar a câmara ao PS porque o Eng.Carrão não tem carisma. Será concerteza um excelente técnico e uma excelente pessoa, isso não está em causa, mas para se ganharem eleições precisas de alguém carismático, um "encantador de burros".
ResponderEliminarQuem eu acho que pode ganhar a câmara ao PS é o CHEGA. A malta de Tomar não gosta dos flecheiros e o Nuno Ferreira pode capitalizar esse sentimento em muitos votos. Eu acho que já aqui escrevi e vou repetir que há um prédio na Rua da Fábrica, que fica em frente ao Bacalhau, que esteve devoluto durante muitos anos e foi recuperado pela câmara, diz-se que para realojamento de flecheiros. Escusado será dizer que as pessoas que lá moram ao pé não gostaram nada disso, ficaram pior que estragados. Nem é preciso morar lá ao pé, qualquer pessoa de Tomar ao saber de uma situação destas fica revoltada. Portanto se o Hugo Cristóvão é o rei dos flecheiros o Nuno Ferreira é o representante dos "Tomarenses de Bem". O Eng.Carrão é se calhar popular com os jovens através das redes sociais mas quem vota são os velhos que ficam fod#dos com as anensas aos Flecheiros.
Não tenho elementos para lhe responder cabalmente, tanto mais que cada vez percebo menos os tomarenses. Parece-me que o ideal seria uma lista finalmente com um programa claro e gente capaz de o executar.
EliminarNeste momento o Chega está em vantagem, designadamente por aquilo que o Helder avança, mas julgo que ainda não têm quadros suficientes e à altura.
Quanto ao PSD, é meu entendimento que o problema não será só nem principalmente o Carrão. A facto é que nestes 11 anos nunca foram capazes de ser uma oposição capaz no executivo. Sempre se têm comportado como membros da confraria dos camaristas, obrigados a defender, ou menos não hostilizar os seus homólogos. Agora arriscam pagar as favas, porque na política nunca se pode ganhar em todos os tabuleiros.
Uma nota final sobre o líder chegano local. Será uma excelente pessoa, bom tomarense e empresário de sucesso, mas falta-lhe estilo, arcaboiço político, sendo já contestado entre os seus colegas de partido, o que está longe de ser bom sinal, a um ano das eleições.
Em adenda ao meu comentário anterior, posso mesmo avançar que, de acordo com as informações de fonte credível de que disponho, o candidato do Chega não será o sr. Nuno Ferreira, mas o Eng. Caldas Vieira, ex-candidato vencido do CDS.
EliminarEssa é (para mim) uma má notícia, o engenheiro Caldas Vieira não tem as qualidades para ser político. Eu sei que o engenheiro Caldas segue o blogue por isso lhe peço que não aceite porque vai perder. O senhor eng não ganha ao Hugo Cristóvão. O programa não interessa nada, aquilo nem serve para limpar o rabo, o que interessa é a pessoa. O CHEGA precisa de um gajo carismático como o Trump, o eng. Caldas nem é carismático nem comunica bem. O Hugo Cristóvão é um comunicador nato. O Hugo Costa, por exemplo, não tem carisma nem sabe comunicar, é um rato do partido.
EliminarEu por acaso vi a entrevista do Nuno Ferreira á Hertz e gostei muito, achei-o muito acertivo. Tenho pena, gostavs que fosse ele. O chega que convide o coronel Pires da Silva que foi da lista do Eng.Caldas, penso ser filho do professor Pires da Silva mas não tenho certeza. O coronel Pires da Silva, um militar das forças especiais, era o indicado para ser o *rei dos Tomarenses de bem" e combater o "rei dos ciganos".
E isto com todo o respeito pelo eng.Caldas, não está em causa o valor como Homem e como técnico mas cada um é para o que nasce e o sr. não nasceu para político. Não me leve a mal. Cumprimentos.