sexta-feira, 18 de outubro de 2024


Aviação comercial

As curiosas tarifas da TAP, uma empresa subsidiada pelos contribuintes portugueses

A culpa é do Tomar na rede, uma vez que nestas coisas é sempre melhor apontar logo um culpado. Para pagar as favas. No caso, houve uma pequena desconformidade, queixei-me e o José Gaio teve a simpatia de responder, esclarecendo que já estava tudo em ordem, pensava ele. Afinal está na mesma. Já esteve melhor mas houve uma recaída. Acontece aos melhores e não depende deles.
Quando fui verificar a primeira página do TNR, apareceu a publicidade do costume, entre a qual uma banner da TAP, na parte de baixo do ecrã, a toda a largura, com as tarifas de alguns voos ida e volta. Convém esclarecer previamente que em Fortaleza não há escolha; só a TAP tem voos directos para Lisboa, ao ritmo de três por dia.
Eis alguns preços de ida e volta, já convertidos em euros, ao câmbio de hoje (1 euro = 6,10 reais). Fortaleza - Lisboa - Fortaleza  697 euros, Fortaleza -  Paris - Fortaleza 669 euros, Fortaleza - Milão - Fortaleza 694 euros, S. Paulo - Paris - S. Paulo 638 euros, S. Paulo - Madrid - S. Paulo 573 euros. O voo Lisboa - S. Paulo dura mais três horas que o de Fortaleza.
A situação é burlesca, visto que a TAP só tem voos directos do Brasil para Lisboa. O que significa que todos os outros anunciados fazem escala em Lisboa, onde apanham outro voo. Fica-lhes portanto mais barato voar em duas etapas do que ficar em Lisboa. Bonito, não é? E mostra muito respeito pelos passageiros portugueses residentes. Os que pagam impostos.
Mas a TAP tem coisas assim e piores ainda. Uma ocasião comprei um voo para Macapá - Brasil, com escala em Belém do Pará. Já no aeroporto de Lisboa, fiquei alarmado porque não via no respectivo painel nenhum voo da TAP para Belém do Pará. Fui-me informar ao balcão da empresa e sossegaram-me: - É o voo para Manaus (que fica  mil e quinhentos quilómetros mais longe, no meio da selva amazónica).
Lá fui. O avião voou directamente de Lisboa para Manaus, onde não me deixaram desembarcar, tendo depois feito o trajecto de três horas para Belém do Pará, onde desembarquei e apanhei o voo brasileiro para Macapá. É uma companhia aérea com coisas assim, que andamos há anos a sustentar. Porque é de bandeira, garantem-nos. E é cá cada bandeirada!


Sem comentários:

Enviar um comentário