quinta-feira, 17 de outubro de 2024

 


Comparando Municípios concursos e preços

A imagem acima foi copiada do diário O POVO de ontem. Noticia que a Prefeitura de Fortaleza, (equivalente a presidência de Câmara), vai admitir mediante concurso 55 funcionários, que seriam técnicos superiores se fosse em Tomar.
Para se apresentar ao concurso, cada candidato terá de justificar formação superior, com inscrição na ordem respectiva quando necessário para o exercício profissional. Eis algumas das formações admitidas: Ciências Contábeis, Administração, Economia, Ciências atuariais, Direito, Engenharia, Estatística, Ciências da Computação, Controladoria e auditoria, Tecnologias da informação e Comunicação, Direito, Ciências Económicas ou Estatística.
O concurso propriamente dito consta de quatro etapas. A primeira é uma prova escrita eliminatória, igual para todos os candidatos, qualquer que seja a formação ou o lugar a que concorrem. Segue-se a chamada prova de títulos, em que os aprovados no exame escrito anterior mostram as suas habilitações académicas, sendo atribuída uma classificação numérica para cada grau.
A terceira prova é um procedimento de heteroidentificação, eliminatório para os candidatos que se autodeclararam negros, e foram aprovados na fase anterior. Finalmente, a última prova, a avaliação biopsicossocial, é eliminatória para os candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência.
Uma vez superadas todas a provas, os candidatos são admitidos, passando a auferir um salário mensal, (é assim que se diz no Brasil), de 7.233 reais, equivalente a 1.185 euros, por 40 horas semanais, repartidas por 5 dias. 
Em Fortaleza, duas pessoas almoçam num restaurante médio por menos de 200 reais = 32 euros. O Povo publicou que o preço médio das refeições em Fortaleza é de 42.38 reais = 6,94 euros. Uma água de coco custa 3 reais (50 cêntimos de euro) numa das barracas do calçadão da beira-mar, onde um vasto apartamento de 250 metros quadrados e garagem para 3 carros, na primeira linha e com vista mar, custa um milhão de euros. A edição papel d'O POVO custa 4 reais.
Reparem no modesto "Paço municipal de Fortaleza", homólogo dos nossos Paços do concelho, para uma cidade com apenas 240 anos de existência, mas já com 2,4 milhões de habitantes. Tudo é bastante relativo realmente, porque Tomar, com quase 900 anos...


1 comentário:

  1. O Professor já pensou porque é que o Brasil é um país tão rico, tem tudo em termos de matérias primas: minérios, tem uma das maiores empresas do mundo, a vale, é a uma das duas maiores potências agrícolas do mundo a par com a Argentina, tem petróleo, agora o Lula está a fazer força para que a Petrobras explore o petróleo da foz do Amazonas, no Amapá, parece que o Lula está a forçar o Ibama a autorizar a exploração de petróleo em águas profundas nessa região, o Brasil é inclusive um dos maiores fabricantes de aviões do mundo, tem a terceira maior empresa, a Embraer, e a minha pergunta é como é que o Brasil ainda não é um país de topo???!!! E repare que o Brasil não está em guerra como a Europa, nós estamos em guera com a Rússia. Nós estamos a mandar uns milhõeszitos para a Ucrânia, uma insignificância quando comparado com outros países. Eu acho que o problema é político, o Brasil tem a maior taxa de juro do mundo, segundo o Ciro Gomes. Eu gosto muito de economia e sou fã do ex ministro das finanças do Bolsonaro, o Paulo Guedes. Se o s políticos conseguissem reduzir a despesa e assim diminuir o juro o Brasil explodia. Segundo eu vi no YouTube o brasileiro até roupa e calçado compra parcelado!!! O brasileiro compra um ténis Nike parcelado!!!

    Nós em Portugal não temos nada!!! Quer dizer, não temos nada a não ser o socialismo/ social democracia e os milhões da europa. Até quando não sei. A Alemanha, o motor da europa está em recessão económica há dois anos!!!

    ResponderEliminar