terça-feira, 20 de março de 2018

SMAS - TOMAR: Será desta?

Em declarações publicadas no OBSERVADOR online, o ministro do Ambiente defendeu a substituição total das redes de distribuição de água a cada cinquenta anos, à média de 2% ao ano. No caso de Tomar, e na área urbana onde reside o autor destas linhas, a ideia chega um bocadinho atrasada. A rede actual data de 1937. Tem portanto a bonita idade de 81 anos. Com todos os inconvenientes daí resultantes. Nomeadamente roturas frequentes e condutas cancerígenas de amianto, há muito proibidas na União Europeia.
"O passo seguinte, sublinha a ministro, é o aumento da eficiência da gestão da distribuição de água por parte das autarquias, de forma a reduzir a água não facturada, que se deve sobretudo à inexistência de sistemas de facturação fiáveis, à utilização de pressões muito maiores que as necessárias, ao desconhecimento do cadastro das redes, e à inexistência de piquetes que possam a todo o momento ir tapar uma fuga."

Resultado de imagem para imagens rupturas smas tomar a dianteira

Traduzindo toda esta gíria governamental em português padrão, o ministro refere-se às chamadas "perdas de rede". Água que não é facturada devido a roturas e a roubos. No caso de Tomar, trata-se de metade da água comprada à EPAL, que não sendo devidamente facturada pelos SMAS, é paga por todos os consumidores, mediante o aumento dos preços e taxas anexas. O que até acaba por agradar a quem manda naqueles serviços municipais. Como as taxas anexas obrigatórias são calculadas em percentagem, quanto mais elevadas forem as tarifas...
De acordo com o ministro, o governo dispõe de 100 milhões de euros para renovar as redes, metade dos quais provenientes da União Europeia. Há portanto alguma esperança no vale nabantino, mas também algum receio. Alguma esperança, porquanto a nossa presidente, que também preside aos SMAS, está para os fundos europeus como as moscas estão para o mel.
Algum receio também, porque Anabela Freitas já demonstrou que gosta mesmo é de obras ornamentais, de espavento, que dêem nas vistas. Mesmo que a sua utilidade prática seja reduzida ou nula. Basta pensar na Várzea grande e na Praceta Raul Lopes, por exemplo. Com as obras previstas, vão ficar bonitas. E depois?
Uma vez que a modernização da rede de água e saneamento não se vê, porque tem de ficar enterrada, provavelmente ainda não será desta que haverá requalificação, ali para as bandas da Rua Infantaria 15 (ver foto), Rua Joaquim Jacinto, sector Oeste, Rua Aurora Macedo, Rua do Teatro, Largo do Quental, Rua do Pé da Costa de Baixo... Tanto mais que mora por ali tão pouca gente, apenas umas centenas de votos. E há também, durante o tempo quente, aquele tão típico cheiro a esgoto, nomeadamente no cruzamento Aurora Macedo/Rua Direita, que agrada tanto a turistas e moradores.
Vamos esperar para ver.

4 comentários:

  1. Chiça penico!
    "Paleio" significa conversa fiada, lábia, palavreado, conversa interesseira.
    Não me parece ser a marca deste (bom) ministro, tão pouco deste
    (bom) governo, que em boa hora enxotou a direita dos bandos de Relvas/Passos/Marco A. Costa para a confrangedora oposição em que chafurdam. O ministro traça um plano geral para o futuro na área. Só me admira não referir a solução "Waternet" (a internet da água), de certo modo já em prática, por exemplo, em Israel.
    Tomáramos nós ter mais ministros como este. Sabe da poda.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela crítica. Já está feita a correcção. Onde estava paleio, passou a estar gíria, pois é disso que se trata afinal. Expressões e construções frásicas próprias de determinados meios políticos e/ou sociais.
      Sobre as tuas opiniões sobre os governos e os ministros, compreenderás decerto que por aí não vamos a lado algum, tendo em conta o velho ditado "dos gostos e das cores, não adianta discutir".
      Quando é que contas voltar a Tomar?

      Eliminar
    2. Quase certo no último fim de semana deste mês. Alguns inquilinos meus estão com dificuldades, o governo dos estarolas destroçou-lhes a vida.Sou compreensivo e paciente.

      Eliminar
  2. Conheço o teu bom coração. Não te sabia senhorio muito tolerante. Só te fica bem. Não é nada recomendável dizer uma coisa e fazer outra.
    Final deste mês ainda é muito cedo para mim. Só lá para 20 de Maio é que devo estar por aí. Vai-me dizendo alguma coisa, para nos encontrarmos e almoçarmos.

    ResponderEliminar