quarta-feira, 28 de março de 2018

Os gajos de Ourém são uma lástima

Os leitores iam perceber isso mesmo. Ainda assim, pareceu conveniente fazer este esclarecimento prévio. O texto seguinte é sarcástico, de uma ironia que se presume refinada. Salvo uma ou outra excepção, como por exemplo a alusão a Paulo Fonseca, as posições nele expressas devem ser entendidas às avessas. Boa leitura e melhor digestão, que a peça é de sustância.

É cada vez mais evidente que os elementos da nova maioria autárquica social-democrata de Ourém, que sucedeu ao socialista Paulo Fonseca, (impedido de se recandidatar por ter sido considerado insolvente), são afinal uma cambada de labregos. Vejam lá e vejam bem! Agora resolveram criar um serviço de apoio aos empresários e investidores! O que nem lembra ao diabo, lembra aos tacanhos autarcas oureenses. É no que dá estar fora da geringonça. E os funcionários superiores da autarquia aparam-lhes os golpes, em vez de defenderem com unhas e dentes os interesses da classe. Por este caminho, de evidente submissão à política do grande capital, onde vai parar Ourém? Que vai ser dos seus esforçados servidores públicos? Quem lhes acode? Por onde andam o secretário-geral da CGTP e a camarada Avoila?


Em Tomar, mete-se pelos olhos dentro, só não vê quem não quer: Não precisamos destas mariquices para nada. Ainda por cima também ligadas ao turismo e ao mundo rural. Onde já se viu? Na urbe templária, graças nomeademnte aos evidentes esforços insanos e aos projectos inovadores dos seus eleitos, há postos de trabalho e mesmo empregos que chegam para todos, e ainda sobram. A população aumenta a olhos vistos, de tal forma que até já se fala em instituir uma portagem em cada entrada da cidade, para evitar abusos. Ou mesmo uma autorização de residência. Assim tipo "visto gold".
Entretanto a autarquia não tem mãos a medir para despachar os milhares e milhares de pedidos de insvestimento, alvarás de obras e licenças para abertura de novos estabelecimentos. De tal forma que ainda nem houve tempo para divulgar os resultados finais das análises da água do Nabão, previstos pela senhora presidente para o final da semana passada.
Os funcionários municipais, sobretudo os do chamado "império dos sentados", exaustos com tanto trabalho e tantas horas extraordinárias não pagas, só ainda não convocaram uma greve de protesto e para reivindicarem aumentos, por temerem o caos que seria um concelho tão dinâmico a funcionar sem a sua imprescindível e inestimável ajuda, que tão bons frutos tem produzido.
Felizmente os eleitos nabantinos, incluindo os da oposição, tem sabido manter a calma usual, abstendo-se de iniciativas de tipo oureense. Ainda há pouco tempo debateram arduamente um documento sobre alterações climáticas, não vá dar-se o caso de a temperatura estival aumentar, de tal forma que os impeça de continuar a manter a cabeça fria.
No meio de tanta confusão, tanta azáfama, tanto frenesim urbano, tanto stress, até parece que estão numa qualquer cidade costeira da Califórnia.
Haja mas é saúde, festas à borla e autocarro para umas passeatas gratuitas, daquelas de encher a pança e honrar o tintol. Quando fizerem falta, os votos lá estarão. Naturalmente esclarecidos e tendo sempre em conta os superiores interesses da cidade e do concelho. Com muitos arrotos de apoio.
Ia a escrever outra vez pobre... mas é melhor não. Afinal, pobre de espírito sou eu. Tomar está cada vez melhor. E os tomarenses então nem se fala. Os de Ourém é que, coitados, nem a Senhora de Fátima lhes parece valer.


2 comentários:

  1. Apostem nos enchidos, charcutaria.
    Concentrem-se na morcela de arroz, que não encontro em ladíssimo nenhum aqui na AML. Um dia trouxe de Tomar uma data delas para oferecer aos meus camaradas do Benfica com quem costumo ir ao Estádio da Luz. Adoraram. Sempre que vou a Tomar tenho que fazer um avio bem robusto para satisfazer os seus pedidos.
    Apostem na morcela de arroz! Uma sugestão: uma embalagem atrativa em plástico com 2 morcelas, 1 cenoura grande, meio molhinho de grelos de nabo escolhidos, 1/2 nabo, um naco de broa de milho para esfarelar debaixo dos vegetais. Marca na etiqueta: Morcela do Gaualdim. Ponham à venda nos centros comerciais e vão ver o êxito. Só quero ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só meio nabo por cada duas morcelas?!? Assim nunca mais nos vamos ver livres dos nabos todos.
      A tua ideia até era boa se em Tomar houvesse problemas, sobretudo de índole económica. Mas é que não há, como bem sabemos. Enquanto o Estado conseguir pagar pontualmente vencimentos, despesas de representação, ajudas de custo, pensões e aposentações, problemas em Tomar? Mas quais problemas?
      Quem estiver mal que se mude!
      É assim que pensam os instalados, convencidos de que a situação se pode prolongar por muitos e bons anos. Quando acabarem por perceber, se isso alguma vez vier a acontecer, é bem capaz de já ser demasiado tarde.

      Eliminar