Autárquicas 2025
CHEGA a surpreender
Foi a notícia da semana, e só dei por ela na tarde de Domingo, dois dias depois, no Facebook de Nuno Ribeiro. Uma pedrada no plácido charco político nabantino, embora com uma pedra das pequenas, reconheça-se.
Reunidos num restaurante local, membros da concelhia de Tomar do CHEGA, anunciaram a candidatura de Nuno Ribeiro à AMT, de Samuel Fontes à Junta urbana e de João Fernandes a Paialvo. Quanto à candidatura principal, lê-se na citada fonte que "Nesta altura o candidato à Câmara de Tomar ainda não está definido, mas segundo apurámos Caldas Vieira é um dos nomes em cima da mesa."
Poderá estar realmente "em cima da mesa", mas TAD3 sabe de fonte segura que há tempos atrás a dita candidatura esteve bem mais perto, mas acabou inviabilizada por incompatibilidades pessoais com membros do CHEGA de Santarém. Caldas Vieira estará agora a encarar de novo a hipótese? Ou este texto algo extemporâneo de Nuno Ribeiro, é afinal um meio de pressão para o tentar convencer?
Meio de pressão ou não, poderá parecer deselegante em relação a Américo Costa, o actual deputado municipal de CHEGA, que afinal até participou no jantar, tendo feito uma bela intervenção.
Quanto à hipotética candidatura de Caldas Vieira, bem se poderá dizer, no actual contexto, que é um autêntico presente envenenado. Com efeito, a evidente falta de habilidade política do presidente PS substituto, bem como a manifesta incapacidade da oposição PSD para se diferenciar, fazem com que o CHEGA seja um sério candidato ao executivo tomarense. Na melhor das hipóteses com um 3-2-2. Na pior com 3-3-1.
Cabe lembrar que em 2021 o Chega conseguiu apenas 6,15% no concelho, mas as coisas mudaram bastante em 2024, nas legislativas, com 20,27% no concelho, 23,32% no distrito e 3 deputados, tal como o PS (27,85%) e o PSD (27,28%).
Em qualquer dos casos, o candidato CHEGA terá de apresentar atempadamente um programa robusto e adequado, não para os potenciais eleitores lerem, que não estão habituados, mas para poder em tempo oportuno saber o que fazer, como fazer e quando fazer. Não vai ser nada fácil, e não me consta que Caldas Vieira, um excelente candidato a candidato, ande em busca de sarna para se coçar.
Entretanto TAD3 contactou Caldas Vieira, que confirmou a situação. Esteve no jantar, e a candidatura à Câmara está mesmo em cima da mesa, faltando contudo limar ainda mais umas arestas.
Sem comentários:
Enviar um comentário