segunda-feira, 17 de março de 2025



 Tabuleiros a Património Imaterial da UNESCO

Entrega da candidatura 
por enquanto é só conversa

https://mediotejo.net/tomar-candidata-festa-dos-tabuleiros-a-patrimonio-da-humanidade-c-video/

TOMAR - Agora é oficial: Festa dos Tabuleiros candidata-se a Património da Humanidade - Rádio Hertz

Segundo informação enviada por gente amiga, (1º link acima) confirmada só hoje, 17/03, na Rádio Hertz, após uma longa maratona de sete anos, os serviços municipais lá conseguiram finalmente levar a carta a Garcia, que é como quem diz neste caso, entregar na UNESCO a candidatura dos tabuleiros a Património Imaterial. Segundo declarações do presidente substituto, a entrega ocorreu no passado dia 14/03, acrescentando que Portugal só pode apresentar uma candidatura por ano e desejando que a classificação ocorra o mais depressa possível. Está assim a tentar justificar antecipadamente aquilo que já sabe de fonte segura, mas não disse: na melhor das hipóteses, caso a candidatura tomarense ainda venha a ser acolhida na lista deste ano de 2025, e os tabuleiros classificados como património imaterial, isso só acontecerá na próxima reunião do respectivo Comité, marcada para Dezembro de 2025.
Adeus candidatura dos tabuleiros como argumento ou trunfo eleitoral. Terá de ficar para melhor oportunidade. Mais grave ainda, TAD3 consultou a lista de candidaturas a património imaterial da UNESCO e por enquanto, entre as 72 inscrições, há apenas uma de Portugal -O barco moliceiro de Aveiro, com o nº 2332, entregue em 25 de Março de 2024. De tabuleiros nada. Aguardemos.
Quanto às declarações do presidente substituto, segundo as quais Portugal só pode apresentar uma candidatura por ano, o que justificaria a presente situação desfavorável dos tabuleiros, TAD3 ignora se existirá tal limitação, tendo contudo constatado que o Japão tem três candidaturas entre as 72 deste ano, com os números 2291, de 27/03/2024, 2292, de 27/03/2024 e 2293, de 27/03/2024. Dois pesos e duas medidas na UNESCO? É muito pouco provável.


4 comentários:

  1. Eu sei que a Unesco lhe é cara a si, Professor, mas isto é tudo conversa, é areia para os olhos dos Tomarenses que já são ceguinhos ou vêem muito mal. O que interessa é a economia, já ouviu falar na expressão: "é a economia, estúpido!!!". Este governo local socialista é especialista em iludir as pessoas, usa frazes como "só quem faz é que sabe o que custa fazer". Ainda hoje em reunião de câmara o ilusionista que ocupa o lugar de presidente de câmara insistiu que a habitação a custos controlados não é social!!! Como é que ele diz uma coisa destas!!!

    ResponderEliminar
  2. Extraordinário é que ainda dá crédito a afirmações do presidente substituto! O moço diz o que lhe vem à cabeça, sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso da candidatura, e se calhar noutros, ele nem tem culpa alguma, ou apenas a de apoiar cegamente quem não deve.

      Eliminar
  3. Pelo que cabo de ler aqui https://omirante.pt/cultura-e-lazer/2025-03-17-tomar-ja-submeteu-candidatura-da-festa-dos-tabuleiros-a-patrimonio-imaterial-da-humanidade-c0114842 a anunciada entrega da candidatura dos tabuleiros na UNESCO, nos moldes em que foi noticiada, é apenas mais uma vigarice camarária visando iludir os eleitores, dando-lhes a entender que vai tudo bem, quando afinal vai quase tudo de mal a pior.

    ResponderEliminar