sexta-feira, 4 de agosto de 2023

JMJ e festarolas à borla

A coerência nunca fez mal a ninguém


Gosto de ler e leio muito. Todavia,  nem sempre gosto do que leio. Seguem alguns excertos de intervenções do conterrâneo Alfredo José, que leio sempre com grande satisfação e simpatia.

"Não sou contra as JMJ. sou contra sim, que o dinheiro dos nossos impostos mais uma vez cubra os desvarios de políticos, que não têm o mínimo respeito pelos contribuintes, pelos que trabalham. A Igreja Católica, tal como os partidos políticos, não pagam impostos, logo deviam pagar as festarolas."

Alfredo José, Facebook, 04/08/2023

"Em comparação, a grande Festa dos Tabuleiros, com a grande dimensão que sempre teve, esteve, para uma pequena cidade, muito bem. Só que em Tomar por motivos de politiquice, está sempre tudo mal. Atenção, não defendo partidos nas autarquias, apenas critico o que se faz bem ou se faz mal. Mas em Tomar a fama já vem de longe. Se se faz é porque se faz, se não se faz é porque não se faz."

Alfredo José, Facebook, 03/08/2023

Afinal em que ficamos, respeitável cidadão e conterrâneo Alfredo? A festarola de Tomar  esteve muito bem e a de  Lisboa muito mal, porquê?
1 - Porque a de Tomar só custou à Câmara um pouco mais de um milhão de euros, e a de Lisboa muitos milhões?
2 -Porque em Lisboa, na câmara, governa o PSD e em Tomar o PS?
3 -Porque Sua Santidade o Papa é idoso e a Dona Anabela muito mais nova?
4 -Porque em Lisboa pode-se criticar, por ser a capital, mas em Tomar já não, porque é  província?
5 -Porque o senhor tem o direito de criticar, mas os outros nabantinos não têm esse mesmo direito?
6 -Porque em Lisboa esteve muito mais gente que em Tomar?
7 -Porque em Tomar as bebidas são geralmente mais acessíveis?
8 -Porque as portadoras de tabuleiros são em geral mais idosas que as peregrinas das JMJ?
9 -Porque o Papa não vem a Tomar, numa flagrante injustiça, pois foi aqui que foram preparados e financiados os descobrimentos, que permitiram a expansão do catolicismo pelo Mundo?
10 -Porque a organização tomarense mostrou ser melhor que a lisboeta, apesar das falhas publicadas?

Continuando a citá-lo, respeitável cidadão e estimado conterrâneo Alfredo José, "Eu parei de me explicar quando percebi que as pessoas entendem apenas no nível de percepção delas", escreveu o senhor no Facebook. Permita-me que me sinta ofendido. (porque "quem não se sente, não é filho de boa gente"), se agora não se explicar, neste estranho caso de evidente incoerência, de dois pesos e duas medidas, duas festarolas à borla, uma muito boa e outra muito má, pois isso significará implicitamente que me considera de baixo nível de percepção, sabendo os tomarenses lidos que não é de todo o caso.
Rogo-lhe que aceite os meus antecipados agradecimentos, bem como eventuais desculpas, caso o tenha involuntariamente molestado. Como bem sabe decerto, "Quem anda à chuva, molha-se". Ou, se preferir, quem escreve o que lhe apraz, corre o risco de ler depois o que não lhe agrada. A escolha é sua.
Sem acrimónia, antes com estima e consideração, apesar da normal divergência opinativa,

António Rebelo

1 comentário:

  1. Se em Lisboa existisse um governo PSD não teria resistido 6 meses ,quanto mais 10 anos como este Costa/Marcelo!!!
    Não deve existir no País uma gestão autárquica mais parecida com o governo como a de Tomar .

    ResponderEliminar