sexta-feira, 11 de agosto de 2023



Conservação do património

Apanha-se mais depressa 

um mentiroso que um coxo


É bem conhecido o dito popular, "apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo". Quando se soube que iam branquear a Janela do capítulo e todo o exterior do Coro alto manuelino, Tomar a dianteira 3 foi o único suporte informativo local que alertou para os perigos da tal intervenção. Todos os outros se calaram. Não por se terem vendido. Só porque lhes compram o silêncio. De uma maneira ou de outra.
Havia boas razões para o protesto, nomeadamente o eventual uso de projecção de água com areia, como método rápido de limpeza, que já antes causara danos importantes no portal dos Jerónimos e no da Igreja da Atalaia. Vieram logo garantir que não senhor, nem pensar. Vai ser tudo feito à mão, com muito cuidado,  por técnicos altamente especializados, etc. etc. A música do costume.
Taparam tudo e fizeram o trabalho. Estão agora na fase final, a reparar as mazelas. Logo se verá se houve estragos e qual a sua amplitude. Entretanto, numa visita ocasional, tendo em vista o reconhecimento do percurso, para depois conduzir um grupo de tomarenses, interessados em conhecer melhor o Convento, obteve-se a imagem supra.
Não tendo havido -segundo garantiram- recurso à limpeza com jacto de água e areia à pressão, supõe-se que aquele depósito plástico que se vê agora na imagem, uma vez retirada a manta protectora, com um compressor e uma mangueira comprida, esteja ali apenas para ornamentar. Vamos aguardar que retirem os andaimes todos, para então examinar com cuidado toda a fachada. Para já os indícios não são nada tranquilizadores.
Quanto à visita guiada para tomarenses, prevista para o próximo dia 20,  fica a aguardar melhor oportunidade, lá para 2024, se ainda houver saúde para tanto. Jamais ousaria mostrar e explicar a Janela e a fachada manuelina com todos aqueles andaimes. Tenho consideração e respeito pelos meus conterrâneos que o merecem, e sei bem que, mesmo sem andaimes a obstruir, não é nada fácil compreender aquela obra-prima manuelina, quanto mais agora com aquele obstáculo inconveniente. Se repararem bem, até o gigante Adamastor virou a tromba, para não ver semelhante desgraça. Não consegue localizar o depósito de água com o compressor, nem o "bicho" inventado por Camões?
O depósito está no ângulo inferior direito da imagem. O Adamastor, vomitando as vagas do oceano, está do lado direito, logo abaixo da segunda plataforma do andaime, a contar de cima. Mais detalhes na visita do próximo ano. Se houver.

Sem comentários:

Enviar um comentário