sábado, 26 de agosto de 2023


 Romaria d'Agonia e Festa dos tabuleiros

No Minho é diferente...


No Minho é diferente. Ou será em Tomar? Vejamos, por comparação. Tomar tem menos de 40 mil eleitores (4 PS, 3 PSD) e  Viana do castelo tem mais do dobro (5 PS, 3 PSD, 1 CDU). Tomar organiza a Festa dos tabuleiros de 4 em 4 anos, Viana organiza a Romaria d'Agonia todos os anos. Em Tomar desfilaram 618 portadoras de tabuleiros, em Viana desfilaram 908 mordomas, no cortejo da Mordomia. Os tabuleiros duraram 10 dias, a Romaria minhota durou só nove, e até foi prejudicada pela chuva.
Em Tomar, após alguma polémica, foi anunciado que haveria uma estimativa oficial do total de visitantes no dia 9 de Agosto. Estamos 26 e nada. Um silêncio eloquente. Em Viana, a Romaria terminou há poucos dias, mas já se anunciou que atraiu 1,1 milhões de visitantes, e um questionário submetido a esses mesmos visitantes revela geral contentamento, particularmente com o novo esquema de estacionamento. (Accionar link supra). Cereja no topo do bolo, Viana até já divulgou que no próximo mês será anunciada a data da Romaria de 2024.
Enquanto isso, em Tomar continua-se a prever e a trabalhar "a olho". Estimativas fundamentadas para quê? Questionários para quê? Mudanças para quê? Informar os eleitores para quê? Aceitar as críticas para quê? Importante, fundamental mesmo, é conseguir entregar na UNESCO, em Paris, a candidatura dos tabuleiros a património imaterial da humanidade, com uma bela argumentação histórica. Para poder usar, como argumento de peso, pensam os interessados, durante a campanha eleitoral, em 2025. Porque será que em Viana ainda nem sequer pensaram nisso? Não têm categoria ou capacidade para tanto? Ou serão apenas menos vaidosos, mais modestos e mais realistas que em Tomar?
Uma derradeira comparação, por agora. Desde 2009  até 2021, Viana do Castelo perdeu 4.206 eleitores e Tomar 4.832, mas como a população de Viana é mais do dobro da nabantina... Mesmo assim, lá se vai por água abaixo a balela segundo a qual em Tomar a população diminui devido à interioridade, porque as pessoas emigram para a faixa costeira.
Viana do Castelo fica à beira-mar, é um porto importante e tem estaleiros de construção naval. Muitos dos barcos que sulcam o Douro, foram lá construídos.
São unicamente factos,  comparações e interrogações. Nada de má-língua. Uma arrelia para aqueles eleitos, e seus apoiantes, que julgam pertencer a uma casta superior, comportando-se como tal.


Sem comentários:

Enviar um comentário