domingo, 22 de dezembro de 2024


Obras extravagantes no Convento de Cristo

Que gente somos afinal?

Quando há tempos anunciaram obras extravagantes na parte mais antiga do Convento de Cristo, a Alcáçova templária e os Paços do Infante, estranhou-se que não tenha havido antes apresentação pública e debate dos projectos, ao contrário do estabelecido pelas directivas da UE, que financia o empreendimento no quadro do PRR.
Igualmente bizarro foi o surgimento de um movimento cívico para a salvaguarda do "jardim formal" da entrada do Convento, sob a forma de uma petição pública, cujo texto não é da melhor qualidade, contém inverdades e contribui naturalmente para descentrar a atenção, apesar de mencionar o problema das obras com projectos conhecidos apenas pelos iniciados.
Decorrido mais de um mês, verifica-se que a dita petição para a salvaguarda do jardim formal do Convento de Cristo conseguiu apenas até agora 192 assinaturas. Porquê? Tomar a dianteira 3 é um blogue maldito, boicotado por quem se sabe, e mesmo assim averba todos os dias mais de 200 visualizações. Nestas condições, para quê tentar arranjar à pressa  movimentos ditos cívicos, cuja orientação política é geralmente conhecida, e que apenas contribuem para desviar a atenção do essencial?
Numa outra vertente do problema, cabe perguntar: Que gente somos afinal? Anunciam obras extravagantes e inadequadas de milhões de euros no principal monumento da cidade e da região, e ficamos quase todos calados? Como diz o povo no seu vernáculo, "cagam-nos e mijam-nos em cima e o pessoal amocha?" A Câmara não tem nada a dizer? A oposição PSD também não? E a Assembleia municipal? Dos outros partidos nem falo, por saber o que a casa gasta.
É sabido que há na prática uma "geringoncinha" em Tomar, desde 2013. Mas tudo tem limites, pessoal da extrema esquerda. A cadela começa a não poder com tanto cão, vítima de impostores políticos muito calejados, porém de outra época e outro local. Boicotem, mas depois não se lastimem, nem estranhem que por aqui se pergunte de quando em vez Que gente somos afinal? Há eleições dentro de 10 meses e, como disse o presidente americano A. Lincoln, "é possível enganar as pessoas durante um certo tempo, mas impossivel enganar todos durante toda a vida." Vão tomando nota, por favor.
Votos de bom Natal para todos, mesmo para os incréus.





Sem comentários:

Enviar um comentário