sexta-feira, 28 de abril de 2023

Desenvolvimento económico

JAVALIS MIGRANTES

Foi o espanto generalizado. Cinco corpulentos javalis, trotando alegremente rumo à faixa costeira, em pleno IC9. Guiados pelo instinto e pelo cheiro a comida. Imitando sem o saberem aqueles ursos dos estados nortenhos dos USA, que descem às povoações para se alimentarem. Só não fazendo, no entanto, figura de urso, porque são de raça suína. E mesmo que fossem humanos, tão pouco se notaria, uma vez que há na zona milhares fazendo tal figura, sem disso se darem conta. A começar por quem digita estas linhas...
Fracos observadores, na região só uma notícia refere que certamente iriam em peregrinação a Fátima, como se javali também peregrinasse, ou por aquelas bandas durasse muito tempo sem uma boa dose de chumbo.
A mim quer-me parecer que são pelo menos animais familiares daqueles que, aqui há tempos, visitaram durante uma festa uma propriedade dos país da ministra da agricultura, em Casais Revelhos - Abrantes. Esses vinham da depauperada região da Gardunha e Serra da Estrela, em busca das margens do Tejo, onde infelizmente já não há agricultura. O que os forçou a continuar a migração, rumo à zona de Vila de Rei.
Daí atravessaram o Zêzere, pela ponte da Pombeira, e ei-los pelas bandas de Ferreira - Alviobeira, onde foi fácil entrar na A13 e no IC9. Guiados pelo instinto, desdenharam Coimbra e o vale do Mondego, talvez por ser demasiado longe, ou com pouco abrigo, e vá de trotar em pleno IC9. Em Tomar nem pararam sequer. É praticamente só funcionários e aposentados, e eles não são carnívoros. Ala portanto, rumo à rica faixa costeira com as planicies do Alcoa, do Baça, e de toda aquela zona até ao Bombarral e Torres Vedras, com muita fruta e muitos produtos agrícolas frescos. Um dia destes, quando menos esperarmos, vamos ter nova fotografia de javalis, trotando numa daquelas auto-estradas do oeste, ainda mais gordos e luzidios. E os tomarenses a vê-los passar, como se nada fosse. Pensar é cá uma trabalheira!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário