segunda-feira, 3 de abril de 2023

 Buxo da Mata

Andam agora a matar o bicho?

Enviaram-nos três imagens. Uma do buxo no jardim do castelo, à entrada do Convento, e duas da Mata. Aqui vão elas, para que aqueles raros tomarenses que se interessam mesmo pelo património da sua terra, possam fazer uma ideia da evolução da situação.

Buxo no jardim do Castelo dos Templários, da mesma época do buxo da Mata. Apesar de também ali ter deixado de correr a água do aqueduto dos Pegões, houve o cuidado de continuar a regar regularmente com água da rede pública.

Aspecto do buxo da Mata, no final de Março de 2023, alegadamente atacado por um fungo, uma bactéria ou um virus, ninguém sabe ao certo. Para o autor destas linhas, o fungo dá pelo nome de desmazelo e a bactéria chama-se falta de rega, quando deixou de vir a água dos Pegões. Mas não convém hostilizar os funcionários jardineiros, que também são eleitores. Por conseguinte, aqui fica o esclarecimento. Os culpados não são eles, mas quem manda neles.

Contrariando a versão oficial do ICNF, adoptada também pela presidência da Câmara, as abundantes chuvas de Inverno já permitiram alguma recuperação, não constando que entretanto os técnicos tenham feito algum tratamento especial para matar o bicho. Pode ser que até aos tabuleiros aquilo fique mais apresentável. Depois voltaremos ao mesmo. Muita conversa, mas a Mata que se lixe, pois temos mais que fazer. Ir matar o bicho para outros lados, por exemplo...


Sem comentários:

Enviar um comentário