terça-feira, 1 de agosto de 2017

Céu muito nublado

O PSD local parece atado de pés e mãos. A uma semana do limite legal para entregar as listas, reina na urbe um silêncio tumular sobre esse  assunto laranja. Presumo que nem sequer sabem ainda quem será o substituto do anterior cabeça de lista. Conscientes de que em política não pode haver vazio, os socialistas locais anunciaram a sua lista para a Assembleia Municipal. Foi bem jogado, há que reconhecer.
Bem jogado, mas duvido que previamente bem seleccionado e devidamente acompanhado por um programa, o qual, tanto quanto sei, ainda não existe. Há só, isso sim, um lema de campanha que me parece chocho e falso.
Chocho porque abundam por esse país fora frases eleitorais do mesmo tipo. Até António Paiva, há mais de 10 anos já se proclamava "no rumo certo". Falso porque em política nunca  há caminho certo. Apenas caminho possível versus caminho desejável. Essa do caminho certo subentende que todos os outros são errados, algo inaceitável em democracia, pois equivale a ter razão contra os restantes concorrentes. Ideia ditatorial portanto. Reforçada pelo facto de haver na lista do PS para a Assembleia Municipal no mínimo quatro ex-CDU, dois dos quais encartados no PCP. Não vou dizer agora quem são, porque isso nada adiantaria nas actuais circunstâncias. Tenho em linha de conta que já Camões escrevia, nos idos de quinhentos, que "todo o mundo é feito de mudança". Podem portanto ter mudado e será muito provavelmente o caso. Conquanto não haja, que eu saiba, leões vegetarianos. Vão mudando com a idade, porque é inevitável, mas continuam sempre carnívoros.

Foto mediotejo.net

Há por isso uma dúvida legítima. Dado que o PS não tem programa (ou se tem ninguém o conhece, em termos de opinião pública), quem mudou realmente? Os ex-CDU/PCP, que agora já aceitam o socialismo em liberdade, as empresas privadas, a liberdade de informação, o direito de manifestação, o pluralismo sindical, o euro, a UE e o normal desenvolvimento do sistema capitalista? Ou foi o PS que deixou de se preocupar com essas minudências, agindo agora em regime de "tudo o que vem à rede é peixe"?
Ninharias, dirão para os seus botões os habituais génios locais. Mais um ataque vergonhoso contra o PS, pensarão alguns militantes rosa nabantinos, com a alma mais sensível e a tolerância menos evidente, mas que à cautela só defendem a patroa a coberto do anonimato.
Estarão no seu direito. Cá por mim, pobre e tosco bruto nesta e noutras matérias, entendo que se agora as coisas já começam a ser cada vez menos claras em termos ideológicos, lá mais para a frente vamos ter de certeza céu muito nublado. O que em política é sempre mau. Para todos. Porque a ninguém aproveita, pelo menos a longo prazo, votar em mal entendidos. O exemplo da geringonça é tentador, mas aí as tropas continuam acantonadas nos quartéis respectivos. E mesmo assim...
Homem experiente, António Costa sabe que não há memória de algum negociante de ovos ter introduzido raposas no aviário das poedeiras.

4 comentários:

  1. Ó Dr. Rebelo, quem são os "quatro ex-CDU, dois dos quais encartados no PCP"?
    Analisando a lista apresentada: os três primeiros são os mesmos de há 4 anos (Zeca, Hugo e Fátima) e sempre foram do PS, o 4º era dos IpT (desde a fundação em 2005, embora tendo estado na CDU entre 1983 e 1991, sempre como independente), o 5º Vasconcelos era dos IpT desde 2005 após ter sido militante e responsável político do PS desde os inícios da revolução de Abril, os 6º, 7º e 8º são e sempre foram militantes do PS, a 9ª foi dos IpT e nunca teve filiação partidária, o 10º foi do PRD e depois sempre militante e dirigente do PS, o 11º esteve na CDU nos anos oitenta, depois passou a militar no PS (foi até cabeça de lista em Carregueiros)e esteve nos IpT desde 2005, o 12º é militante do PS, a 13ª dos IpT e nunca teve filiação partidária, os 14º, 15º, 16º, 17º, 18º, 19º e 20º são militantes do PS e 21º e o último efectivo - o honorável Nabantino, sr. Diamantino dos Santos - foi o último da lista dos IpT à AM neste mandato.
    Daqui que se não entenda quem são esses comunistas quase encartados ou mesmo encartados.
    Aconselho-o a rever os seus apontamentos e a ter cuidado com aquilo que escreve para não enganar os seus leitores.
    Que diabo, um homem sério e responsável a resvalar para o campo dos escrevinhadores sensacionalistas do Correio da Manhã!
    Veja se lá se numa adenda corrige o tiro, como se impõe.
    Respeitosos cumprimentos com saudações democráticas.

    ResponderEliminar
  2. Mantenho o que escrevi. Acrescento apenas que os dois encartados poderão ser agora apenas ex, dadas as circunstâncias. Os próprios sabem muito bem a quem me refiro, mas podem sossegar pois não tenciono revelar as respectivas identidades. Nem que a vaca tussa.

    ResponderEliminar
  3. Não revela as identidades porque sabe melhor que ninguém que não é verdade aquilo que escreveu e não quer dar o braço a torcer!!!!
    Continue a teimar que vai no caminho certo.
    Temos pena, mas com teimosos não vale a pena insistir.
    Eles nunca torcem!!!!

    ResponderEliminar
  4. E a sua maneira de ver as coisas. Não me parece a mais correcta, mas respeito-a na mesma, porque assim mandam as boas maneiras. Que são importantes, mesmo na política.
    Está-se mesmo a ver que o teimoso sou eu. Entre outros defeitos.
    Essa do "caminho certo" tem a sua piada, após aquilo que escrevi na postagem.
    Com amizade,

    ResponderEliminar