quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

As vítimas do costume

Segundo a Rádio Hertz, a Câmara vai reunir hoje, quarta-feira 27/12,  para debater a nova proposta tarifária dos SMAS. Dito sem rodeios: a Câmara vai aumentar o custo da água, conforme claramente resulta do ponto 01 da respectiva ordem de trabalhos. Argumento para este novo aumento? As perdas de água, que são normalmente de 49%, o que equivale a dizer que a autarquia apenas comercializa metade da água que compra à EPAL. O resto desaparece.
Principais causas desse sumiço, segundo a senhora presidente: A - Há pessoas que roubam água das bocas de incêndio para regar as suas hortas; B - Há ligações sem passar pelos contadores e até consumidores que sabem alterar os contadores respectivos, de forma a que não registem os consumos reais; C - Há as roturas normais, numa rede que data em parte de 1937 e já devia ter sido substituída, bem como a água para os incêndios. Em síntese, o panorama é praticamente o mesmo de há quatro anos e a presidente também. Em termos práticos, nada foi feito durante o mandato anterior, para além de aumentar o tarifário da água. E custa a crer que os consumidores tomarenses sejam mais ladrões ou trafulhas que os dos outros concelhos com água mais barata.
Perante tal situação global, normal seria portanto formular a pergunta correcta: "Como é que os outros concelhos, que decerto também têm ladrões de água, falsificadores de contadores, incêndios e redes velhas, procedem para vender a água mais barata que em Tomar, sem contudo registar prejuízos?". Depois era só debater as respostas/conclusões da maioria PS e da oposição PSD, tentando agir sobre as causas tanto quanto possível. Pois não senhor. Era  bem capaz de haver resultados inconvenientes. Opta-se por isso pelo entendimento oposto. Aumenta-se de novo o custo da água e depois logo se vê. Em vez de se tentar eliminar ou limitar as causas, prefere-se reduzir as consequências, recorrendo ao bolso do consumidor, que afinal é um ladrão, um trafulha, segundo a senhora presidente. A ETAR a tratar água da chuva no Inverno e a autarquia a pagar, por exemplo, isso agora não importa nada.
Assim, uma vez mais, vão pagar os justos pelos pecadores, dado que estes não chegam sequer a liquidar o que consomem. Uns são amigos do alheio e outros são vigaristas? São sim senhor. Mas nós, consumidores indefesos, somos as vítimas do costume. E os larápios e trafulhas não são só aqueles que alteram os contadores da água, fazem ligações directas, ou  roubam das bocas de incêndio. Também os há na política local. São, entre outros, aqueles que com papas e bolos vão enganando os tolos, apesar de saberem que não há dinheiro que chegue para dar esses acepipes a todos. Daí a crise local e a acentuada fuga da população.
Subsídios para tudo e todos, festas à borla, transportes urbanos ao preço da uva mijona, 40% para despesas permanentes com pessoal, gestão ao sabor das marés, alguém tem de pagar tais liberalidades nitidamente eleitoralistas. Triste sina!

ACTUALIZAÇÃO ÀS 11H45 DE 27/12/2017

Os vereadores do PSD vão votar contra o aumento proposto pelos SMAS. Eis aqui a respectiva declaração de voto, que Tomar a dianteira desconhecia ao redigir o escrito supra, mas com cujo conteúdo concorda inteiramente, apesar de ter votado PS em Outubro passado. Errar é humano.



3 comentários:

  1. Lamentável que um concelho que está a perder população tudo faça para perder ainda mais.
    Tomar tem o que e quem escolheu...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Existe online um importante documento científico editado pela Faculdade de Engenharia - Universidade do Porto sobre os mais diversos expedientes de roubo/desvio de água da rede, bem como formas de os combater. O documento inicia com o título abaixo.

    "CONTROLO DE PERDAS APARENTES
    EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE
    ÁGUA COM UTILIZAÇÃO DE
    TELECONTAGEM
    RUI MIGUEL GONÇALVES MALHEIRO
    Dissertação submetida para satisfação parcial dos requisitos do grau de
    MESTRE EM ENGENHARIA CIVIL — ESPECIALIZAÇÃO EM HIDRÁULICA
    Orientador: Professor Doutor Joaquim Manuel Veloso Poças Martins
    Co-Orientador: Engenheira Fernanda da Conceição de Abreu
    Lacerda
    JULHO DE 2011"

    Só quero ajudar. Por Tomar, minha linda terra,faria tudo.

    ResponderEliminar