quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Não! Não vamos no rumo certo!

A votação fecha dentro de menos de uma hora. Já votou ? »»»

É penoso escrever o que se segue, que bem gostaria fosse ao contrário. Conforme já esclareci nestas colunas, tenciono votar PS porque me considero socialista desde antes do 25 de Abril. Assim, seria para mim muito mais agradável apoiar, louvando-a, a candidatura de Anabela Freitas. Infelizmente, não posso fazer tal coisa, respeitando a verdade e a minha consciência, porque os dados oficiais disponíveis demonstram que a governação socialista foi negativa em Tomar durante estes últimos quatro anos.
Vamos aos factos.
Usando a linguagem em curso nas fileiras rosa, os malandros dos laranjas deram cabo do concelho durante 16 anos de reinado e por isso sofreram uma pesada derrota em 2013. Vejamos então as variações populacionais durante esses anos, pois por um lado é para as populações que se trabalha, e por outro lado a população aumenta quando as coisas melhoram, diminuindo no caso inverso.


A leitura cuidada do quadro supra mostra que a tendência geral na zona onde se insere Tomar foi de acentuada redução da população residente. Essa diminuição foi mais acentuada em Abrantes, que perdeu 7.999 eleitores, e em Tomar que perdeu 5.458 eleitores. Durante esse mesmo lapso de tempo, a população de Torres Novas manteve-se praticamente estável, enquanto a do Entroncamento e Ourém aumentaram respectivamente 2.708 e 4.907 eleitores. As inteligências locais do costume comentarão que Ourém cresceu por causa de Fátima e o Entroncamento por causa dos comboios. Acrescentarei que Tomar definhou por causa de cabeças assim formatadas.
Este segundo quadro permite uma análise mais fina das variações populacionais, entre 1997 e 2013, durante o tal reinado PSD de má memória:


Temos então que mesmo governando mal, como foi manifestamente o caso, o PSD provocou uma redução média anual de 225 eleitores em Tomar, enquanto durante esse mesmo período de tempo, o concelho de Abrantes, governado pelo PS, perdeu uma média de 388 eleitores por ano. Quase o dobro de Tomar.
Infelizmente, nos últimos quatro anos a situação piorou bastante aqui na terra gualdina, apesar de nos repetirem o contrário, garantido que vamos no rumo certo:


O quadro supra mostra, sem margem para dúvidas, que durante o actual mandato socialista Tomar ultrapassou Abrantes e assumiu a triste liderança regional, no que toca a perda de população, com uma redução anual média de 466 eleitores, contra 451 em Abrantes.
Se este é o rumo certo, agradeço que me informem com tempo antes passarmos para o errado, que é para eu fazer as malas definitivamente, indo chatear para outras paragens.


Sem comentários:

Enviar um comentário