terça-feira, 19 de setembro de 2017

Mostrar quem manda de facto


JÁ VOTOU ?  





Nas suas intervenções de campanha eleitoral, Anabela Freitas vai debitando o seu mantra. Candidata-se porque tem um projecto. Os primeiros quatro anos foram para arrumar a casa. Os próximos são para executar esse projecto. Tomar a dianteira não tem nenhuma razão de fundo para pôr em causa estas declarações da candidata socialista. Contudo, mesmo tendo em conta a obra feita, nomeadamente o tal "arrumar a casa", há temas que são significativos e merecem destaque.
Este, por exemplo: Durante as desastradas obras da Estrada do Convento, num mandato PSD, foram cometidos diversos erros de palmatória. Destruiu-se, por manifesta ignorância grosseira, parte do alambor templário; provocou-se a queda das velhas árvores da Cerrada do cães, com mais de meio século; não se fez a indispensável e obrigatória rampa para cadeiras de rodas, de acesso aos WC, instalados por baixo da cafetaria; impediu-se o trânsito nos dois sentidos de autocarros de turismo, ao reduzir a largura da faixa de rodagem.
Tal era a situação nesta área quando os socialistas tomaram posse, há perto de quatro anos. Após todo esse tempo, apesar de notícias, protestos, reclamações, petições e por aí adiante, continuam por resolver a contento duas das argoladas acima denunciadas -a ausência de rampa de acesso para cadeirantes, (para usar um vocábulo brasileiro) e o trânsito de autocarros nos dois sentidos.
No que concerne àquela, um dia destes vem por aí a ASAE que, constatando a desconformidade, só poderá proceder como no ex-Parque de campismo: aplicar uma coima elevada e mandar encerrar. Quanto à outra, o caso estrambótico dos autocarros de turismo que deixaram de poder descer à cidade, devido à asneira dos próprios técnicos superiores autárquicos, o  evidente deixa andar brada aos céus.
Sentindo-se prejudicados, os próprios comerciantes e industriais hoteleiros já protestaram, tendo proposto uma solução transitória, praticamente sem custos. Inverter a actual situação, autorizando os autocarros a descer e proibindo-os de subir, enquanto não houver meios para restabelecer a anterior largura da estrada. Tão simples como isto:
Retirar um sinal de trânsito lá em cima, o da proibição para pesados no sentido da descida, e colocá-lo cá em baixo. Desenroscar  e enroscar quatro porcas. Só.
Em quase quatro anos ainda não houve tempo para fazer uma coisa tão simples? Ou trata-se afinal de não dar o braço a torcer? De mostrar quem manda de facto? De não admitir os erros, mesmo os mais evidentes? De obstinação, em suma?
Uma coisa parece certa. A senhora presidente terá realmente feito a arrumação da casa que lhe consentiram, tendo em conta as circunstâncias. Para a arrumação mínima indispensável, ainda lhe falta um bocadinho. Oxalá daqui a 10 dias os eleitores lhe venham a conceder tempo para isso. Nesta altura os augúrios não são os melhores. Mas como é sabido, o administrador deste blogue é uma ave agoirenta. 
Nesta terra é sempre problemático ter razão antes do tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário