sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Irmão gémeo

Já votou ? 

Tomar a dianteira leu na Hertz que o PS Tomar apresentara o seu programa eleitoral no passado sábado, dia 9 de Setembro. Sapatos ao caminho, foi à sede de campanha, na Corredoura, pedir um exemplar. Não havia. Só hoje, quinta, 14/09, ou amanhã, sexta-feira. Mail para a candidata.  A resposta foi pronta e simpática. Noblesse oblige:


Perante a primeira página (ainda em versão Net), a costela esquerdista de Tomar a dianteira deu logo sinal: Reparou no pouco usual alinhamento tipográfico à direita,  num partido dito de esquerda. Foi só uma impressão fugidia. Saltou logo de seguida à vista aquele Certo, que não está bem bem à direita. Mas o PSTomar17 está. Ideia contrariada nas restantes páginas, todas alinhadas à esquerda, como convém:


 Indo agora ao sumo da fruta, pode começar por dizer-se que este programa PS é praticamente irmão gémeo do homólogo social-democrata. Até no tamanho. Este tem 16 páginas A4, o outro 32 páginas A5. Neste, as páginas não estão numeradas, no outro também não. Aqui o cardápio é vasto, lá também. Anabela apresenta aqui um longo rol de promessas, não articuladas entre si; Delgado também..
Apesar dos esforços nesse sentido, Tomar a dianteira não conseguiu formar uma ideia de conjunto, tal como já acontecera com o documento laranja. Falta portanto o tal projecto galvanizador, a coluna vertebral de todas as propostas. Na ausência dela, aqui vai a relação das diversas prateleiras:

1 - Município: Organização e modernização administrativa
2 - Acolhimento empresarial e emprego
3 - Regeneração e qualificação urbana e ambiental
4 - Educação, turismo, cultura e património
5 - Acção social, cidadania e comunidade

A prateleira 4 tem quatro divisórias: A - Tomar criativa, B - Tomar conhecimento, C - Tomar turística, D - Tomar activo. Na divisória A, Tomar a dianteira, usando a ironia, apreciou particularmente esta promessa, pelo seu evidente realismo e inegável adequação aos tempos que correm: "Construir o Centro de interpretação do Fórum romano e da romanização do concelho." Sobretudo tendo em conta esta outra promessa da prateleira B - Tomar conhecimento: "Promover a investigação e a produção de conhecimento em parceria com o IPT [Politécnico de Tomar], de forma a introduzir novas tecnologias que diversifiquem as possibilidades de vivência e visita ao Fórum." [Alegadamente romano, aquela coisa ali atrás dos bombeiros.] Está-se mesmo a ver. Basta pensar na Levada...
Continuando no mesmo tom irónico Tomar a dianteira felicita desde já  Anabela Freitas e os autores do programa eleitoral, por este autêntico achado. Realmente, sendo o alegado "Fórum Romano" uma criatura gerada por uma docente do Politécnico, nada mais apropriado do que propiciar condições para que a sua criadora assuma finalmente a criatura. Espera-se que sem encargos para os contribuintes tomarenses, já tão esmifrados.
Tomar a dianteira termina com uma dúvida, que os leitores poderão ajudar a esclarecer. Na prateleira 2 - Acolhimento empresarial e emprego, divisória Tomar próxima, pode ler-se esta promessa, que pareceu menos clara: "Desenvolver junto da Infraestruturas de Portugal projecto para requalificar o acesso à cidade pela descida junto à Mata dos sete montes." Na sua opinião, leitora/leitor, trata-se da Estrada do Convento? Ou da Estrada de Paialvo?
Se respondeu Estrada do Convento, errou. Questionada, a candidata socialista respondeu prontamente que se trata da Estrada de Paialvo. Agora só falta esclarecer a vantagem do circunlóquio usado. Terá sido para corresponder às muitas curvas da estrada em causa?
Uma nota final, para difundir outro esclarecimento de Anabela Freitas. Segundo disse, o programa não menciona a gestão partilhada do Convento de Cristo nem a recuperação total do Aqueduto dos Pegões, duas questões em que se declara fortemente empenhada. Fica a informação.

1 comentário: