sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Inoportuno mas inadiável

Quando Tomar a dianteira observava o Nabão, na zona da rotunda, ao fundo da Avenida Nun'Álvares, constatou dois elementos novos naquela zona: A - Um odor desagradável, para além do habitual cheiro a fezes humanas; B - Uma cor acinzentada na água do rio, conforme se pode observar nesta foto:


O objectivo principal era obter fotos. Para demonstrar que a anunciada limpeza do Nabão, infestado de algas, se limitou de facto à zona envolvente do Mouchão, e que mesmo aí o trabalho foi mal feito. Fica para o próximo escrito. Apesar disso, com a ajuda do cheiro nauseabundo em plena cidade antiga não foi difícil encontrar a respectiva origem.
Mesmo ao lado do padrão de D. Sebastião, em plena margem do rio, uma caixa de visita da rede de saneamento derrama esgotos domésticos para o leito do Nabão:



Uma fonte contactada por Tomar a dianteira, que naturalmente pediu o anonimato, esclareceu tratar-se de uma situação recorrente, que se deve ao facto de os colectores, e a respectiva caixa de visita, terem sido erradamente instalados abaixo do nível mínimo recomendável. Pois seja. Mas os habitantes que pagam impostos municipais, que quase atingem os 50% dos custos totais com o consumo da água dos SMAS, o que querem -e aquilo a que têm direito- é que em contrapartida lhes forneçam serviços de qualidade.


Infelizmente não é o caso. Mesmo estando Tomar, ao que dizem, no caminho certo, 1 - A onerosa água que vendem aos tomarenses chega às torneiras via canalizações em amianto, proibidas desde há muito na União europeia; 2 - Uma parte do pomposamente designado Centro histórico continua com a rede de esgotos de colector único da idade média e a rede de água de 1937 (Rua do Teatro, Rua Aurora Macedo, Rua do Pé da Costa de Cima, Rua do Pé da Costa de Baixo, parte da Rua Joaquim Jacinto, parte da Rua Direira, Largo do Quental); 3 - Apesar de ali acampados há mais de 30 anos, os ciganos do acampamento do Flecheiro continuam sem dispôr de sentinas públicas, o que os obriga a aliviar-se onde podem, incluindo mesmo por baixo das janelas de muitos moradores da Avenida Nun'Álvares, que não se queixam por temerem represálias. Com o inevitável e constante cheiro a merda, que se tornou uma característica típica daquela zona.
Perante isto, os membros da actual maioria PS/CDU vão alegar o costume. Quanto aos esgotos e às instalações sanitárias públicas, que não há verbas disponíveis. Quanto a esta notícia crítica, que não é nada oportuna e só pretende prejudicar eleitoralmente.
Tomar a dianteira responde antecipadamente a tais pontos de vista, que considera vesgos. Sobre a falta de verbas, é natural que não haja dinheiro para coisas essenciais, uma vez que se gastou em festas e outros eventos com entradas gratuitas, chegando-se até a pagar gasóleo para deslocações de clubes desportivos. Uma vez que o euro não é elástico...
Quanto à melhor oportunidade para denunciar os custos e a deficiente rede de água e saneamento, se  é agora que o esgoto junto ao Padrão está a derramar merda para o rio, quando é que seria oportuno noticiar o facto? 
Finalmente, sobre as eleições do próximo domingo, não é o que escreve Tomar a dianteira (que segundo os próprios visados dizem, não tem qualquer influência) que os pode prejudicar. São eles que se prejudicam, ao governarem mal. Quando governam.
Deus não é cego. Os eleitores também não.

Sem comentários:

Enviar um comentário