quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O corridinho das presidências

Mário Cobra

Regressado de uns dias de férias no fresquíssimo Agroal, fui confrontado com buliçosas notícias relativas a este nossa urbe à beira Nabão plantada. Segundo os bastidores do costume, o vereador da CDU, Bruno Graça, é agora o presidente da Câmara municipal em exercício. Não ganhou as eleições? Dizem os inconformados que também o Costa não venceu as legislativas e é primeiro-ministro. Ou é a Mariana?
Sabe-se que, dando corda aos patins socialistas, o virtual ex-presidente da autarquia, Luís Ferreira, foi-se à vida (terá sido convidado para ir salvar o Deutsche Bank, mas de momento tenta academizar-se em Coimbra), indicando como seu substituto o requalificado Luís Boavida. Numa cidade conservadora até ao tutano, Luís Ferreira entendeu indicar um homem para redimir a autarquia, certamente porque, em seu douto conceito, as mulheres, corações mais generosos, enquadram-se melhor na presidência da Cáritas paroquial.
Debilitada por causa das diversas coisas, a presidente honorária da autarquia, Anabela Freitas, terá regougado "Sendo assim, vale mais ficar o Bruno como presidente em exercício." Mais decidiu, em arroubo decidido, "A partir de agora Luís Ferreira passa a tratar o pessoal do PS por você." E assim foi retirada a confiança política ao virtual ex-presidente. Não mais o socialismo do tu cá - tu lá. O respeitinho afinal é muito bonito.
Perante semelhante inversão de presidências, um grupo de voluntários, intitulado de forma ambiciosa "Todos por Tomar" (Será tomar um copo?), promove no dia 17 de Outubro, num restaurante rodeado por amplo parque de estacionamento (prevê-se larga afluência, correspondente à promessa de um parque temático cujo título entusiasma logo qualquer um: "A caça ao desenvolvimento"). Haverá também um opíparo jantar, onde se prevê que, após sobremesa com Fatias de Tomar e uns cálices de Porto vintage, seja escolhido o futuro putativo presidente da câmara...se vier a vencer as eleições e, antes disso, a oposição interna dos outros laranjas. Senão, restará ainda a independência.
Não foi até agora divulgada a ementa do jantar a 15 euros, sendo todavia certo que o pessoal já está farto do eleitoral frango assado de aviário. Vamos por isso aos palpites:
-Entradas à lista
-Linguado bem passado
-Papos de aves à tomarense
-Tornedó ao tacho
Tudo regado a preceito, que o momento a tanto obriga.
Seja como for, tratando-se mesmo de pessoal a querer o melhor para Tomar, realizavam antes um jantar de enchidos tomarenses (há por aí cada chouriço!) na Feira de Santa Iria, já a funcionar em 17 de Outubro. Promoviam assim os nossos produtos, nomeadamente a morcela de arroz e os pipis. Não esquecendo o conhecido lema "Pipi, pipi, quem não vem não come!"


Sem comentários:

Enviar um comentário