quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Um eurodeputado agreste

Numa iniciativa que julgo inédita, o euro deputado Marinho e Pinto publicou no Correio da manhã de ontem um encarte publicitário de quatro páginas. Nele critica asperamente a comunicação social portuguesa, mais propriamente os jornalistas. Afirma que a maior parte deles não prestigia a profissão nem respeita cabalmente o estabelecido na constituição. Eis o título do referido encarte e um excerto que me pareceu fulcral:



Temos portanto mais um cidadão agreste, na óptica tomarenses. Neste caso um eurodeputado que, apesar de muito bem remunerado em Estrasburgo, se incomoda com o estado da informação em Portugal. Ainda bem. Se todos os políticos agissem de igual forma, é muito provável que o país não estaria como está.
Marinho e Pinto cita Martin Luther King Jr., respeitando a ideia mas não o vocabulário. As fontes consultadas indicam que o malogrado lutador a favor de direitos cívicos iguais para todos disse realmente "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Ideia completada depois, ao dizer que "No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos."
Luther King foi assassinado em 1968. 
Cem anos antes, Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos e também defensor de direitos cívicos iguais para todos, proclamou que "Pecar pelo silêncio quando se deve protestar, transforma homens em cobardes." 
Abraham Lincoln foi assassinado em 1865.
Ficou-nos a ideia segundo a qual quem se cala é cobarde. Não fui cobarde na guerra. Não serei cobarde em tempo de paz.  

Sem comentários:

Enviar um comentário