domingo, 18 de dezembro de 2016

Tal pai tal filho

Ontem foi um dia de papinho cheio para a comunicação social. O Ministério da Educação libertou nos dias anteriores os dados sobre o aproveitamento escolar no ensino básico e no ensino secundário. Trata-se de algo que há 15-20 anos era desconhecido, porque só a informática o tornou entretanto possível -o chamado ranking das escolas, que é como quem diz a tabela classificativa das escolas. Mesmo com os recursos informáticos, trata-se de matéria muito complexa, interessante para os leitores dos media apenas em países pequenos como o nosso. Tenha-se em conta que somos apenas 10 milhões e mesmo assim O Público publicou sobre o tema um caderno de 48 páginas. Agora imagine-se o que seria na China, na Índia, ou mesmo nos USA e no Brasil.
Ainda recentemente, houve algumas fraudes nos exames do ensino secundário brasileiro. Levantaram-se logo vozes exigindo a repetição das provas. O ministro foi sintético: Não seria razoável repetir milhões de exames.
Partindo do que foi publicado ontem nos jornais e visando tornar o assunto tão claro quanto possível, elaborei três pequenos quadros; dois para o ensino básico e o outro para o secundário. Peço desculpa pelo mau alinhamento vertical das colunas, devido ao facto de nunca ter aprendido a trabalhar com o Excel.

Ensino Básico
Ranking distrital de algumas escolas do distrito de Santarém 
Média dos exames do 9º ano, cuja classificação é de 1 a 5

Ranking distrital           Escola                         Concelho           Média dos exames
       
          1º                  Colégio Sto Ildefonso       Santarém                   3,71
          2º                  E.S. Sá da Bandeira         Santarém                   3,46  
          3º                  E.B. Conde de Ourém       Ourém                       3,14
          7º                  E.S. Artur Gonçalves        T. Novas                    3,00
        10º                  E.S. Entroncamento          Entroncamento           2,97
        12º                  Colégio S. Miguel             Ourém                        2,95
        13º                  Centro E. Fátima               Ourém                       2,95
        17º                  E.S. S. M. Olivais            Tomar                        2,87
        33º                  E.B. Gualdim Pais           Tomar                       2,68
        35º                  E.B. Santa Iria                 Tomar                       2,65
        38º                  E.S. J. Ratton                   Tomar                       2,59
        50º e último    E.B. Couço                        Coruche                     2.04


Ensino Básico
Ranking nacional dos resultados dos exames em escolas do distrito de Santarém

Concelho            Lugar no ranking dos exames
   
Abrantes                              554º e 747º
Entroncamento                    274º e 379º
Ourém                                 155º e 248º
Santarém                               26º e  63º
Tomar   S.M. Olivais          338º
Tomar   E.B. G. Pais           568º
Tomar   E. B. S. Iria            617º
Tomar   E.S. J. Ratton        630º
T. Novas                              233º e 492º

Para comparar

Leiria                                   6º, 69º e 130º

Ensino Secundário
Ranking nacional dos exames do 12º ano no distrito de Santarém

Ranking          Escola                   Concelho

43º               Col. S. Miguel             Ourém
135º             E.S. G. Machado         Santarém
142º             E.S. Entroncamento    Entroncamento
162º             E.S. A. Gonçalves       T. Novas
168º             C.E. Fátima                  Ourém    
197º             E.S. Cartaxo                 Cartaxo
213º             E.S. Sá da Bandeira     Santarém
240º             E.B.S. Barquinha         Barquinha
249º             E.S. S. Abreu               Abrantes
250º             E.S. Almeirim              Almeirim
273º             E.S. S. M. Olivais        Tomar
382º             E.S. F. Zêzere               F. Zêzere
448º             E.S. J. Ratton               Tomar


Perante estes resultados, que nem sequer podem ser contestados, porque baseados em dados objectivos, iguais para todo o país, a minha conclusão é simples: As escolas tomarenses não ficam nada bem na fotografia, quando comparadas com as suas homólogas.
A partir daqui, é meu entendimento que há apenas dois caminhos a seguir. O primeiro, mais fácil e muito praticado por estes lados, é o da negação e da atribuição de culpas aos outros, neste caso aos professores. Por se saber muito bem que "filho de peixe sabe nadar", "quem sai aos seus não degenera", "tal pai, tal filho" e por aí adiante. Ou seja, por outras palavras, que os pais são os principais responsáveis pelos resultados escolares dos filhos. Donde a necessidade de sacudir a água do capote, atribuindo a culpa aos professores, que seriam os maus da fita. Não se dão conta os que assim pensam de que, se assim fora, isso significaria que os habitantes de Tomar já seriam tão negativamente conhecidos no país, que os melhores docentes já se negariam a concorrer para cá. Cuidado portanto com os raciocínios aparentemente fáceis, mas na verdade traiçoeiros.
O outro caminho consiste em aceitar a triste realidade, assumir as suas responsabilidades e procurar emendar o que está mal. Há livros lá em casa? Lê-se e discute-se algo habitualmente, para além do futebol e das novelas? Acompanha-se com cuidado a vida escolar da descendência? Evita-se culpar sistematicamente os outros? Está-se aberto à mudança? Procura-se praticar sempre a tolerância, porém sem complacência?
Julgo saber do que falo. Fui docente durante mais de 30 anos. Não me envergonho dos resultados escolares e académicos dos meus filhos. (ver adenda)
Mas também é verdade que nunca vi nenhuma figueira a dar melões.

Adenda
Embora não me agrade revelar a minha vida privada, penso que neste caso se impõe uma informação mais detalhada. Sou pai de dois filhos: Raphaëlle Virginie, francesa, 42 anos, professora de História e geografia em França, e  Rui Lourenço, português, 38 anos, juiz de direito.

anfrarebelo@gmail.com

            
                    

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