quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Um erro de palmatória

Correio da Manhã, 20/12/2016, página 27

O que tu foste dizer. João! Então tu ainda não sabes que os senhores autarcas estão acima de qualquer crítica? Que, mesmo lateralmente, não podes insinuar cavilosamente que elas e/ou eles têm muito a ver com a crescente hemorragia populacional do interior? Tu nem imaginas o vespeiro onde te foste meter! Se algum camarada se sente atingido nos guarda-lamas, vai ser bonito vai!
Digo-te isto com amizade e por ter pena de ti, pois quando ocasionalmente escrevo, aqui neste blogue que ninguém lê, que Tomar perdeu mais de 3 mil habitantes na  última década, salta logo a pluma caprichosa e outra tropa ranhosa a clamar que "aquele gajo só sabe dizer mal!" "Chiça que é demais!" "Já não há pachorra para este cromo", e outros mimos do estilo. Apesar de eu nem sequer fazer parte de uma junta de freguesia, quanto mais agora do governo.
De forma que, tendo tu metido o pé fora do estribo, faço votos para que não venhas a cair do cavalo abaixo. Como aconteceu com o das bofetadas, mesmo sendo filho de quem é. No fundo, lá bem no fundo, embora todo sorrisos e bonomia, o Costa das farturas não é para brincadeiras. E até já avisou que, mesmo no café, um ministro continua ser um membro do governo. La Palisse não diria melhor. Agora tu suputa: se com ministros é assim, o que não será com simples secretários, mesmo de Estado e industriosos.
Por tudo isto,  se desta vez nenhum camarada autarca reclamar e assim conseguires escapar a umas palmatoadas verbais, doravante nunca mais te esqueças que convém instalar travões de disco na língua. Então e a democracia?!?, perguntarás. A democracia, João, só é boa para gargarejos e sempre que não sirva para zurzir, mesmo capciosamente, como tua acabas afinal de fazer, nos nossos queridos camaradas autarcas. Que também precisam de ganhar a vidinha, com um mínimo de chatices. Por conseguinte, sejamos democratas sim senhor, todavia sem exageros que só podem prejudicar. Ouviste bem João?! Quem te avisa...

Sem comentários:

Enviar um comentário