terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

 


Legislativas 2022  - PSD

"O PSD precisa, absolutamente, de se reconstruir. Ou morrerá. "

Um excerto, como acepipe para abrir o apetite:
"A França cresceu 7% durante a pandemia. Nós crescemos a dívida pública, para variar. Vem aí a inflação, devoradora de governos e boas vontades. E Costa promete semanas de quatro dias. E mais funcionários públicos. E este mundo e o outro.
Serão quatro anos de teste. Se o PS falhar, a direita virá, e não será a direita simpática e centrista a que estamos habituados. Olhem para a vitória do Chega. Sim, a vitória, e tirem conclusões. O PSD precisa, absolutamente, de se reconstruir. Ou morrerá."

Clara Ferreira Alves, Expresso online, 31/01/2022 às 11h07
https://expresso.pt/opiniao/era-inevitavel/

Isto à escala do país. E em Tomar? Nas margens do Nabão, a situação laranja é ainda pior. Há duas líderes, que são duas faces da mesma moeda. Infelizmente, a face caras, do PS, fala muito melhor que a face cunhos, do PSD. E isso nota-se cada vez mais. Donde a necessidade de procurar camuflar a desgraça, na impossibilidade de a calar. Concordam que estas legislativas não correram nada bem, o que em Tomar é falso, como se passa a demonstrar:

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 
RESULTADOS DO PSD NAS FREGUESIAS DO CONCELHO
Suprimiram-se as decimais, para facilitar a leitura.
                                                 2015 ..................2019................2022

CASAIS-ALVIOBEIRA...........44%...................28% ...............31%
OLALHAS..............................61%...................43%................42%
SERRA-JUNCEIRA...............58%...................38%................39%
S. PEDRO..............................38%...................29%................29%
ASSEICEIRA.........................28% ..................16%................16%
PAIALVO................................28%...................16%................17%
MADALENA-BESELGA........31%...................20%.................22%
CARREGUEIROS.................37%...................22%................23%
SABACHEIRA.......................37%...................21%................25%
A. RIBEIRA-PEDREIRA.......35%...................24%.................26%
.S.JOÃO -STA MARIA..........38%...................29%.................29%

Elaborado a partir dos dados oficiais de legislativas resultados.mai.gov.pt

Conforme salta à vista, no concelho de Tomar o desastre laranja não aconteceu no domingo passado. Foi em 2019. O problema é que, à boa maneira tomarense, meteram o calhau numa gaiola e ficaram esperando que ele cante, que é como quem diz, deixaram tudo como estava e esperaram que o tempo resolvesse. É claro que não resolveu, nem vai resolver. O que talvez ajudasse, era a demissão da líder concelhia, a sua renúncia ao cargo de vereadora. e a convocação de eleições internas. Vai sendo tempo de os dirigentes derrotados assumirem a derrota, sob pena de nunca mais nos entendermos. Ontem já era tarde.

ADENDA ÀS 10H15 de 02/02/2022

Os militantes e eleitos do PSD ainda com dúvidas (quem as não tem?) devem aproveitar para ler quanto antes esta análise:

6 comentários:

  1. Boa tarde Professor Rebelo,

    Isto é pura e simplesmente o resultado da escolha de um mau líder partidário, e mais não digo...

    ResponderEliminar
  2. De acordo. Por isso mesmo, quem seguiu as orientações menos adequadas desse líder ao longo dos anos, mesmo vendo que não resultavam, agora deve fazer como ele. Demitir-se e dar a palavra aos militantes.

    ResponderEliminar
  3. Oiçam , oiçam , para Lisboa,Tomar e País o que aí vem é a TRÓIKA !!!

    ResponderEliminar
  4. Ela não tem obrigatoriamente de se demitir do cargo de vereadora, ela deve é de se demitir do cargo de presidente da concelhia do PSD, ela até pode ser uma pessoa muito carismática mas comunica muito mal. Os militantes do PSD deveriam de escolher alguém carismático, com currículo e que consiga comunicar bem, que consiga estar á vontade em frente aos microfones. Eu se fosse militante apoiaria o Tiago Carrão, se ele fosse candidato obviamente. Repare que o Tiago Carrão ganha em quase tudo ao Hugo Cristóvão: é casado, é engenheiro formado por uma Universidade prestigiada e é um empreendedor. Ninguém pode garantir que ele ganha, mas a Lurdes Ferromau é que não pode voltar a ser candidata a presidente de câmara, ela perde de certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vistas as coisas, a srª não tem que fazer seja o que for. Pode perfeitamente continuar no seu papel de simples animadora de pista, conjuntamente com os seus companheiros. Provavelmente o que vai mesmo acontecer. Agora em termos políticos é diferente. Para os eleitores em geral, segundo os ecos que me chegam, convém que haja mudanças no PSD nacional e local, bem como na representação do PSD na Câmara, quanto mais depressa melhor. Além disso, a renúncia da srª seria uma bela oportunidade para o sr. Carrão poder mostrar o que vale, ensaiando outra política e outra maneira de ver as coisas.

      Eliminar
    2. Não sei não, tenho as minhas dúvidas.
      Será que algum dos dois já leu os Estatutos do Partido ?
      E isto aplica-se de igual forma a todos os Militantes.
      Porque à 40 anos atrás, os Estatutos do Partido eram a Bíblia de todos os Militantes, e os lideres aplicavam os princípios da mesma, tudo dependia era da forma como comunicavam com os Militantes e o Povo.
      Faz-me lembrar, os antigos Caixeiros Viajantes, que o que vendia mais, era sempre aquele que comunicava melhor com o Cliente.

      Eliminar